Desafio do armário-cápsula: de quantas peças de roupa você precisa para viver?

Foto: Reprodução/Instagram

Desafio do armário-cápsula: de quantas peças de roupa você precisa para viver?

Via Revista Donna

Quantas peças você realmente usa no seu guarda-roupa? O Desafio Armário-Cápsula é uma proposta para repensar o consumo na moda e reduzir as peças do seu armário. Assim, se mantém lá apenas o que faz sentido para você e não roupas que não se encaixam no dia a dia.

A ideia está rolando no Instagram e foi proposta pela Fe Cortez, do Menos 1 Lixo. Ela conta no blog que a iniciativa surgiu com Lilian Pacce, que lançou o desafio de usar o mesmo look por uma semana. Depois de muita gente aderir, veio a ideia de reduzir o armário.

Agora ela compartilha através da hashtag #desafioarmariocapsula os looks que monta com seu armário reduzido. De um guarda-roupa lotado, hoje ela mantém um número menor de peças, mas todas são mais práticas. Fora do Brasil, as mulheres costumam ter 37 peças, mas como por aqui as estações não são bem definidas, fica ao seu critério determinar quantas você precisa.

 

Este conceito de armário-cápsula surgiu com a estilista inglesa Susie Faux, da Wardrobe, em Londres, nos anos 70. Ela acreditava que se deveria ter no guarda-roupa apenas peças atemporais e versáteis. Depois disso, a designer norte-americana Donna Karan, nos anos 80, também levou este conceito para as passarelas, com um desfile de sete peças básicas que combinavam entre si.

A norte-americana Caroline Rector, do site Un-Fancy, se tornou referência no assunto. Ela repensa o próprio armário a cada três meses. Confira aqui a página dela no Instagram.