Bruna Linzmeyer, Daniela Mercury e mais famosos celebram o Dia do Orgulho LGBTI

A catarinense Bruna Linzmeyer foi para Nova York acompanhar a Parada e compartilhou uma foto comemorando o evento

Foto: Reprodução/Instagram

É dia de celebrar a diversidade – esta quinta-feira (28) é o Dia do Orgulho LGBTI e nas redes sociais os famosos que apoiam a causa estão compartilhando mensagens e fotos em comemoração e luta.

A data de 28 de junho de 1969 é um marco na luta contra o preconceito: neste dia, gays, lésbicas e transexuais que frequentavam o bar Stonewall Inn, em Nova York, reagiram a uma série de represálias e batidas policiais. Essa ação resultou na primeira parada livre, realizada no ano seguinte, dando início a um movimento que se espalhou mundo afora para comemorar a diversidade e reivindicar igualdade de direitos.

Assim como Nanda Costa, que lançou uma música com a namorada Lan Lan, “a favor do amor, do amor-próprio, do orgulho de ser quem se é”, várias outras celebridades se manifestaram sobre a data:

A catarinense Bruna Linzmeyer foi para Nova York acompanhar a Parada e compartilhou uma foto comemorando o evento: “Me alegra encontrar as fanchas sempre, em qualquer lugar. A troca de sorrisos, um “tamo junta” no olhar, a sensação de pertencimento que dá coragem, amor, esperança”.

me arrepia cruzar olhares com as fanchas nesses dias que rondam a parada lgbtqia+ aqui em nyc. me alegra encontrar as fanchas sempre, em qualquer lugar. a troca de sorrisos, um “tamo junta” no olhar, a sensação de pertencimento que dá coragem, amor, esperança. ver a comunidade lgbt+ na rua, pertencendo, dançando, celebrando nossas vidas é muito, muito bonito. e mais bonito ainda é ver tudo isso com essa trupe da foto – que honra estar entre vcs. que foda ver junto e caminhar junto. a @aviancabrasil nos trouxe até aqui pra gente celebrar nossos corpos, nosso amor e o compromisso que a empresa assinou com a onu de promoção dos direitos humanos de pessoas lgbt+ e igualdade de oportunidades no trabalho, combatendo a lesbo-homo-transfobia 👊🏼🌈 seguimos, seguiremos!

Uma publicação compartilhada por bruna linzmeyer (@brunalinzmeyer) em


Thammy Miranda estava em NY e postou uma foto com a namorada Andressa Ferreira.


Daniela Mercury postou uma montagem com a namorada Malu Verçosa e outras personalidades da comunidade LGBTI, como Pabllo Vittar: “Todo dia é dia de amor e de luta”. Malu Verçosa fez também uma homenagem à namorada e apoiou a comunidade: “As maiores armas contra a homofobia são o amor e a alegria! E isso, nós, gays, temos de sobra”.

Ellen Degeneres também fez sua homenagem com uma arte inspirada em arco-íris, símbolo da comunidade LGBTI.

Happy #Pride Week!

Uma publicação compartilhada por Ellen (@theellenshow) em

Gaby Amarantos compartilhou uma mensagem direto de Nova York, também na Parada LGBT: “Tenho orgulho da luta de todas as pessoas LGBT+. Quero somar para que o Brasil e o mundo entendam que devemos buscar um mundo com inclusão, igualdade, aceitação, compreensão e respeito à todas as diferentes formas de ser e amar”.

Outras datas

Há datas específicas para cada sigla da comunidade: 29 de agosto é Dia Nacional da Visibilidade Lésbica, 23 de setembro é Dia da Visibilidade Bissexual, 31 de março é Dia Internacional da Visibilidade Trans, 26 de outubro é Dia da Visibilidade Intersexo (pessoas que não se encaixam nas definições de sexo masculino ou feminino). A variedade é fruto da luta de cada comunidade para mostrar que existe e que tem reivindicações próprias.

Leia mais:

Nanda Costa e namorada lançam música para o Dia do Orgulho LGBTI

Youtuber Louie Ponto é referência na web quando o assunto é sexualidade

“Na história literária, há um apagamento muito forte das escritoras”, diz Thalita Coelho