Dia do sorvete: saiba mais sobre essa delícia e confira duas saborosas receitas

Foto de sorvete - Foto Anderson Fetter, Agência RBS

Foto de sorvete – Foto Anderson Fetter, Agência RBS

Se você ama sorvete, tem muito que comemorar neste sábado, 23 de setembro. É o Dia do Sorvete e essa é uma desculpa para testar duas receitas deliciosas em casa, por isso, antecipamos aqui as opções para adoçar o seu fim de semana.

Empresário do ramo de gastronomia, nosso colunista Beto Barreiros conta um pouco da história do sorvete, o qual aprendemos a amar ainda na infância.

— Existem muitas histórias sobre a origem dessa delícia que é o sorvete. A mais antiga, é que ele foi descoberto pelos chineses 2000 anos AC, quando uma sobremesa feita com leite de arroz congelou na neve. Era servido somente para os nobres, os únicos que tinham acesso ao leite. Para conservar nos dias de altas temperaturas, eram colocados no subterrâneo gelado.

De acordo com Beto, em 1271, o italiano Marco Polo, durante uma viagem à China, ficou maravilhado com a novidade. Foi ele quem trouxe as receitas para a Itália, que ficaram em segredo até o século XVI, quando o cozinheiro de Catarina de Médici (1519), serviu como sobremesa para a corte francesa.

— Por incrível que pareça, foi um italiano da Sicília, chamado Francisco Procópio, que em 1670, abriu em Paris a primeira sorveteria da história. Por coincidência, é em Paris que está a melhor sorveteria do mundo, a Berthillon, fundada em 1954, que ficou famosa quando uma receita oriental antiga, o Sharbet des Sultans, sem creme, somente com fruta pura, ervas, especiarias, flores e açúcar mascavo, que explodiu como o melhor do mundo — explica Beto.

Leia mais posts de Gastronomia

Foto Ronald de Almeida Silva, divulgação

Se liga nas receitas!

Se a história do sorvete te deixou com vontade de provar essa delícia, a gastrônoma Roberta Dalsenter, que também é colunista da Versar, selecionou uma receita especial. Muito prática e com apenas três ingredientes – é isso mesmo: três!.

Já a food hunter Renata Diem, também nossa colunista, indica a deliciosa mistura de sorvete com café. E,para acompanhar, uma receita de calda de chocolate com óleo de coco. Confira:

Sorvete de liquidificador – Roberta Dalsenter

INGREDIENTES
1 lata de leite condensado
2 latas de creme de leite sem soro
2 colheres de sopa de extrato de baunilha
1/4 colher de chá de sal

DIREÇÕES
Adicione todos os ingredientes do sorvete no liquidificador. Misture até combinar bem.
Despeje a base de sorvete em um recipiente, cubra e leve para congelar por 5 horas.
Sirva com frutas, caldas, melado

Nota: Essa receita é uma base super versátil. Use a criatividade e acrescente frutas diversas para outros sabores. Exemplos:
– 1 xícara de morango picado, para sorvete de morango
– 1 xícara de manga picada , para o de manga
– Outras sugestões: acrescente pedaços triturados de nozes ou pistache. Ou, para fazer o sabor de limão, coloque suco de dois limões

Sorvete de baunilha – Foto Roberta Dalsenter, divulgação

Affogato e calda de chocolate – Renata Diem

Affogato é uma típica sobremesa italiana feita a base de sorvete de baunilha e café. Veja como é supersimples de preparar essa delícia:

Receita: No fundo de uma taça, disponha duas bolas de sorvete de baunilha (ou creme), em seguida, despeje meia xícara de café bem quente.

Calda de chocolate que endurece

Receita: Derreta 1 xícara de chocolate amargo em pedacinhos no microondas ou banho maria e misture bem com 1 colher de sopa de óleo de coco. Regue imediatamente o sorvete com a calda.

Affogato – Foto Renata Diem