Dia dos Namorados: como preparar uma surpresa saborosa e romântica

Foto divulgação

Minha galera, dia 12 está chegando, hein! Com ele, vem um monte de expectativas, um clima de romantismo no ar e, como você pode imaginar, alguns estresses. Aquela busca incansável pelo presente ideal ou ainda filas infinitas nos restaurantes, não é mesmo?!

Não sei você, mas eu sempre tive a ideia de que essa data é muito comercial (que me perdoem os leitores mais sensíveis). Sempre achei meio sem sentido dar uma blusa ou um celular, por exemplo, de presente, só pelo fato de ser o Dia dos Namorados. Eu sou do momento, das circunstancias e, de fato, das surpresas. Em um mundo cheio de virtualidades, que tal você investir num presente mais sincero e real por que não surpreender a sua namorada ou esposa com um belo jantar feito por você mesmo?

Pode até parecer clichê essa ideia, mas garanto – você vai agradá-la muito mais do que fazer uma reserva naquele restaurante bam bam bam da cidade. “Ahhh Guigão, mas eu não manjo da cozinha! ” Calma, calma! Por mais que você não tenha intimidade com essa área da casa, há receitas fáceis que você pode arrancar suspiros da sua amada.

Vou te passar uma que é infalível e bem fácil de fazer, mas antes quero que você preste atenção em alguns detalhes:

Prepare o ambiente

Entenda que mulheres gostam de detalhes. Então, deixe o ambiente mais romântico. Faça uma playlist com músicas agradáveis e que você saiba que ela gosta. Se puder, diminua as luzes ou até mesmo aposte em algumas velas, pra deixar o lugar mais intimista e aconchegante. E, o principal, saiba arrumar a mesa de jantar.

Pra uma ocasião especial, é preciso um preparação especial. Para a janta que eu vou sugerir, você vai precisar de louças extras, que não usamos no dia a dia. Serão servidos uma entrada, um prato principal e uma sobremesa, e para isso, há uma maneira especial para montar a mesa.

Foto divulgação

Comece escolhendo uma toalha ou um jogo americano legal, mas quer um conselho – investe em um sousplat. Ihhh, dificultou?! Eu explico. Sousplat são aqueles “pratos” maiores que apoiam os pratos da refeição, saca?! Elas são fascinadas por sousplat (loucura né?!), e realmente a mesa fica mais elegante.

 

 

Foto divulgação

Na hora de colocar os talheres, atenção, ok?! As facas ficam ao lado direito do sousplat, em ordem decrescente. Os garfos são posicionados ao lado esquerdo do prato também em ordem decrescente. Os talheres menores servem para a entrada e os maiores para o prato principal. A colher da sobremesa fica acima do sousplat de maneira transversal, como mostro na figura. As taças são posicionadas no canto superior direito. Sem erros…

Bom, você deve tá sentindo falta dos pratos né… pois bem, para impressionar, você vai servir a entrada e a janta empratados, ou seja, vai montar o prato e servir diretamente a ela (e depois a você, é claro). Ela vai amar, e você vai me agradecer depois.

Então vamos a receita! Uma dica importante: faça as coisas com calma, sem atropelos, para que você não entre em pânico, caso não esteja acostumado a cozinhar! Eu te aconselho a preparar a janta de trás para frente – comece pela sobremesa.

Sobremesa: Doce de Ovomaltine

Foto divulgação

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de margarina
  • 1 colher de sobremesa de farinha de trigo
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 lata de creme de leite sem soro
  • 1 e 1/2 xícara de chá de Ovomaltine

Modo de preparo

Em uma panela, derreta a margarina e cozinhe a farinha. Deixe esfriar, junte o leite condensado, o creme de leite e cozinhe sem parar de mexer até desgrudar do fundo da panela. Retire do fogo e misture o Ovomaltine. Distribua em tacinhas individuais, leve para gelar e, na hora de servir, polvilhe o Ovomaltine.

Entrada: Mix de folhas verdes com melancia e amêndoas trituradas ao azeite de oliva

Ingredientes

  • 3 folhas de alface
  • 2 folhas de rúcula
  • 3 ramos de agrião
  • 1 fatia pequena de melancia cortada em cubos sem semente
  • 30 gramas de amêndoas trituradas
  • Azeite de oliva

Modo de Preparo

Lembre-se que essa receita é para um prato de entrada. Você precisa fazer dois pratos (um para você e um para ela). O preparo não tem mistério: no centro do prato você mistura as folhas. Adicione os cubos de melancia sobre as folhas e salpique com as amêndoas trituradas. Reserve. Ao servir, adicione um fio de azeite de oliva. Demais! Reserve a entrada em um lugar seco e comece a preparação do prato principal

Prato Principal: Medalhão de Filé Mignon ao molho de amora acompanhado de purê de batata

Ingredientes

Para carne

  • 6 medalhões de Filé Mignon
  • Sal
  • Pimenta
  • Alecrim

Para o molho de amora

  • 1 cubo de caldo de carne
  • 180 ml de água
  • 1 colher de sobremesa de amido de milho
  • 1 colher de sobremesa de manteiga sem sal
  • 200 ml de geleia de amora sem açúcar
  • Para o purê de batata
  • 3 batatas grandes
  • ½ copo de leite
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 1/3 copo de queijo ralado
  • Sal a gosto

Modo de preparo (passo a passo pra você não se perder)

Comece pelo purê de batata. Descasque as batatas e as corte em rodelas. Adicione em uma panela com água já fervente e deixe cozinhar.

Feito isso vá a preparação do molho e amoras. Ferva a água, adicione o caldo de carne e mexa até que o mesmo esteja completamente dissolvido. Num copo à parte, misture o amido de milho num pouquinho de água fria e acrescente ao caldo, deixando ferver até engrossar. Adicione a geleia e mexa até chegar na consistência desejada, mas tenha ciência de quanto mais tempo no fogo mais grosso o molho vai ficar. Finalize incorporando a manteiga e reserve.

Ao terminar o molho e garantir que as batatas estão cozidas, retire a água e amasse-as, adicionando o leite, a manteiga e o queijo ralado. Acerte o sal e reserve.

Agora vamos aos medalhões. Você vai polvilha-los com alecrim e com um martelo de cozinha, de leve, você vai bate-los para que se extraia um óleo do alecrim, o que garante um sabor especial. Mas não dê marretadas ok, o movimento é leve! Logo após polvilhe com sal e pimenta. Em um grill ou em uma frigideira com um fiozinho de óleo, selar os medalhões até que fiquem no ponto desejado. E está pronto!

Agora é hora de empratar a sua maravilhosa janta

Após servir as entradas, monte os pratos do prato principal. Colocar o purê de batatas no canto do prato e tentar deixar ele em uma forma arredondada como na foto. Adicionar dois medalhões de mignon e regar com o molho de amoras. Faça o mesmo no seu prato e sirva! Sugiro você servir com um bom vinho tinto semi seco. Não se esqueça de não ter pressa para comer, saboreie bem a deliciosa janta que você preparou e logo após sirva a sobremesa!

Espero que você tenha gostado da sugestão de presente, mas tenha a certeza de que o melhor presente que você pode dar é o seu respeito, dedicação, responsabilidade e acima de tudo, seu amor! Vai com tudo e boa sorte!

Leia mais:
Luiza Possi faz show em Florianópolis no Dia dos Namorados
Cinco dicas para não errar no presente nesse Dia dos Namorados
Doze filmes para solteiros assistirem no Dia dos Namorados