Dia Mundial do Rock: entenda a celebração e programe-se para o 13 de julho

Data teve como marco o concerto beneficente Live Aid, que este ano completa 34 anos, e contou com a participação de artistas lendários como Queen, Rolling Stones, Led Zeppelin e Black Sabbath

Banda paulista Maquinamente se apresenta em Blumenau e Florianópolis. Foto: Divulgação

No dia 13 de julho, é celebrado o Dia Mundial do Rock, pois nessa data, em 1985, foi realizado o concerto beneficente Live Aid, que ocorreu simultaneamente nos estádios Wembley, em Londres, e John F. Kennedy, na Filadélfia. O megaevento, que este ano completa 34 anos, foi organizado pelos cantores e compositores Bob Geldof e Midge Ure, com objetivo de levantar fundos para combate à crise humanitária na Etiópia.

Em cada cidade, mais de 20 atrações que se apresentaram tiveram grande simbologia e importância.

— Dada a grandeza do evento, os dois shows foram importantes para chamar a atenção da mídia para o problema de fome no país africano. Em Londres, o público foi de 72 mil pessoas, já na Filadélfia foi de 100 mil” —  conta Ciro Visconti, coordenador da primeira e única pós-graduação em Rock do Brasil.

As performances dos artistas demoraram cerca de 10 horas em cada um dos dois palcos e foram transmitidas via satélite para cerca de 150 países, alcançando aproximadamente 1,5 bilhão de espectadores.

— O show de 21 minutos do Queen no Live Aid foi eleito como a melhor performance de um artista na história do Rock em uma votação entre artistas, produtores e jornalistas da indústria fonográfica, que ocorreu em 2005, batendo outras consagradas apresentações de artistas, como a de Jimi Hendrix (1969), Sex Pistols (1976), David Bowie (1973) e Rolling Stones (1969) — comenta Visconti.

Ainda de acordo com o professor, o show da banda Queen, no Live Aid, é considerado o grande destaque, visto que o evento contava também com bandas clássicas, como Led Zeppelin, Black Sabbath e The Who.

— Na época, haviam artistas que estavam liderando as paradas, como Dire Straits (com Money For Nothing) e U2 (com Sunday Bloody Sunday). Além disso, a icônica performance da banda Queen foi reproduzida quase integralmente no filme Bohemian Rhapsody (2018) —complementa.

 

Alguns eventos em Santa Catarina celebram a data. Confira:

E não poderia faltar música para comemorar esta data tão emblemática. A partir das 18h, a cantora Dayse Aguiar e o guitarrista Johnny Bosco farão um show gratuito na praça de alimentação do Continente Shopping. A dupla, que já é bastante conhecida e costuma se apresentar na Grande Florianópolis, vai cantar e tocar um repertório que traz nomes simbólicos, como Janis Joplin, Beatles, Rolling Stones e The Doors. Claro que os sons brasileiros da imortal Legião Urbana e do Cazuza não poderiam faltar. O evento é gratuito e aberto ao público.

Patrocinadora de grandes eventos do gênero no mundo, como o Rock in Rio, a marca mais desejada entre as cervejas lança no mês em que se comemora o Dia Mundial do Rock, exclusivamente para Santa Catarina, a 1ª edição do Heineken Rock in Tour – uma festa com alma roqueira que vai incentivar a circulação de conjuntos renomados e oferecer espaço para bandas da cena local. Lançado primeiramente em Santa Catarina, o modelo do Heineken Rock in Tour poderá ser expandido para outros estados do Brasil nos próximos anos. Dois eventos, hoje em Blumenau, e dia 13 em Florianópolis, no Dia Mundial do Rock, marcarão o início de um projeto que a marca pretende expandir para todo o país. Nas duas cidades, bandas locais abrirão os shows da noite e a atração principal será a banda Maquinamente, de São Paulo, um fenômeno do cenário que ganhou a atenção do produtor Rick Bonadio. Em Blumenau, o evento será na casa de shows Ahoy! Tavern Club, com a abertura da banda local Os Dodgers. E na capital, a consagrada casa de rock John Bull Pub abre a noite com show da Billbird.

Pelo sétimo ano seguido acontece a Semana do Rock Catarinense. Desta vez, cerca de 100 artistas estarão participando do festival. A programação segue até dia 2 de agosto. Terão apresentações em Floripa, São José, Brusque, Criciúma, Urussanga, Joinville e Lages. Programação completa no site do evento.

Para comemorar o Dia do Rock o evento Lovely Rock une a música com outra grande paixão dos brasileiros: os animais de estimação. A iniciativa – inusitada, porém original – acontece durante toda a manhã de sábado na Lovely Dog, centro veterinário que fica no bairro Estreito, na Capital, e conta com apresentação da Escola de Música Nelson Musical. A meta é confraternizar as pessoas, do qual músicos amadores e profissionais podem subir ao palco para uma “palhinha”. A ação é gratuita e acontece entre 8h e 12h de sábado. Para participar, basta comparecer no local. Rua Aracy Vaz Calado, 587, Estreito, Florianópolis.

 

Leia mais:

Começa nesta terça a sétima edição da Semana do Rock Catarinense

De clássicos do rock a Evidências: saiba como foi a apresentação da Orquestra de Baterias em Florianópolis

Dazaranha lança CD e DVD gravado com a Camerata Florianópolis com show