Dica Internacional das Meninas: Livros para crianças contam histórias de mulheres que mudaram o mundo

Foto Divulgação

Nesta quarta-feira, é o Dia Internacional das Meninas, data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para comemorar os avanços nos direitos das mulheres e também promover o empoderamento delas. Mesmo que tenha ocorrido progressos nos últimos anos, com mulheres assumindo cargos importantes e ganhando espaço, há muito o que melhorar.

De acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) a cada dez minutos morre no mundo uma menina vítima de violência. Além disso, segundo o Ibope, o machismo é o preconceito mais praticado no país, estando presente no cotidiano de 99% dos brasileiros.

Como incentivar as crianças a mudar essa realidade e incentivar mais meninas a seguirem seus sonhos e serem respeitadas? Selecionamos alguns livros que contam histórias de mulheres que, com suas profissões e posicionamento na sociedade, conseguiram mudar muita coisa.

50 Brasileiras Incríveis Para Conhecer Antes de Crescer

Este é um livro sobre heroínas da vida real. Débora Thomé, jornalista e cientista política, é a autora dessa obra que reúne a biografia de grandes mulheres brasileiras e conta também com ilustrações feitas por artistas mulheres. Com uma história cheia de aventuras e desafios, o livro mostra mulheres fortes, fabulosas e fantásticas para inspirar meninas e meninos a não desistirem de seus sonhos, independente das dificuldades.

 

50 Brasileiras Incríveis Para Conhecer Antes de Crescer – divulgação

As Cientistas – 50 Mulheres Que Mudaram o Mundo

Recheado de ilustrações o livro destaca as contribuições de cinquenta mulheres da áreas de ciência, da tecnologia, da engenharia e da matemática, desde o mundo antigo até o contemporâneo. Entre os perfis, estão figuras como a primatologista Jane Goodall, a química Marie Curie, e Katherine Johnson, física e matemática afro-americana que calculou a trajetória da missão Apolo 11 de 1969 à lua.

As Cientistas – 50 Mulheres Que Mudaram o Mundo – divulgação

Histórias de ninar para garotas rebeldes – 100 fábulas sobre mulheres extraordinárias

O livro conta com 100 histórias sobre a vida de 100 mulheres extraordinárias do passado e do presente, ilustradas por 60 artistas mulheres do mundo inteiro. O projeto foi pensado por Elena Favilli e Francesca Cavallo, cofundadoras de uma empresa de mídia infantil nos Estados Unidos. O livro conta as histórias que vão de Frida Kahlo, passando por Elizabeth I, até Serena Williams e Maya Gabeira; todas ilustradas por artistas do mundo todo.

Histórias de ninar para garotas rebeldes – divulgação

Coleção Antiprincesas

A coleção tem vários títulos com histórias de mulheres, como as artistas Frida Kahlo e Violeta Parro. Um deles conta a história de Clarice Lispector, escritora que quebrou as regras literárias e abandonou uma vida de princesa para voltar à sua terra. Escreveu contos, romances e crônicas enquanto criava os filhos.

Coleção Antiprincesas – divulgação

Leia mais posts de Estilo de Vida