Dicas básicas de saúde para o homem moderno

Foto: Pexels

Homens das cavernas? Não mais! Foi-se a época que o time masculino andava por aí desleixado, sem cuidados e sem estilo. A rapaziada despertou e está cada vez mais antenada nos cuidados pessoais. Cuidar da sua saúde não vai te fazer ser menos másculo, meu chapa!

Aliás, só vai te fazer bem! Muitos dizem que não tem tempo para se cuidar, que a correria do dia a dia atrapalha nessa hora. Calma! Você não vai precisar dispor muito do seu tempo para isso. Fazer o trivial já é um bom começo para se manter em um bom padrão de saúde! Dá só uma olhada nessas dicas que vão melhorar, e muito, a sua qualidade de vida!

Beba água!

Foto: Júlio Cordeiro / Agencia RBS

Pode até parecer clichê lembrar que aumentar o consumo de água é primordial para saúde, não é?! Mas é a mais pura verdade. O consumo de água faz com que haja melhora da função dos nossos órgãos internos, reduz a incidência de problemas cardíacos e renais e auxilia até no processo de emagrecimento.

Especialistas no assunto defendem a tese de que a quantidade ideal de água ingerida por dia depende de vários fatores. Via de regra, o homem deve ingerir o resultado da multiplicação (em litros) do seu peso com 0,03. Mas amigão, cá para nós, não venha achando que você bebendo dois litros de cerveja na praia, você já garantiu a sua ingesta hídrica. Lembre que o álcool tem papel diurético e faz você perder ainda mais líquido. De tempos em tempos, toma aquele copão de água, suco ou caldo de cana, que você já garante o sucesso.

Mantenha-se cheiroso

Isso garante dois benefícios: o primeiro, por uma questão óbvia de saúde. Os homens transpiram mais que as mulheres e, por isso, pode ser que um odor desagradável apareça por aí. Não há nada mais chato do que estar ao lado de uma pessoa que não cheira bem. Mais desagradável ainda é perceber que vacilou esquecendo do desodorante e sentindo o seu próprio mal cheiro. Insuportável, não é.

A segunda questão é talvez a que a rapaziada mais vai gostar de constatar – mulheres preferem homens cheirosos. Uma pesquisa publicada no International Journal of Cosmetic Science relatou esta preferência feminina. Dois grupos de homens, uns com desodorante com cheiro e outros com desodorante sem fragrância, gravaram alguns vídeos que foram apresentados a um grupo de mulheres.

Os homens “perfumados” se sentiam mais autoconfiantes e isso transpassava na gravação dos vídeos. Mesmo sem cheirá-los, as mulheres identificaram esta autoconfiança e acharam os cheirosos mais interessantes.

Cuidados com a pele!

freepik.com

Não é cuidado de mais não, rapaz! Em apenas cinco minutos você pode cuidar da sua pele e garantir saúde e juventude para sua vida. Lavar o rosto com sabonetes próprios para essa região e em seguida aplicar um hidratante facial deveria fazer parte da rotina masculina.

A pele masculina é, estatisticamente, mais oleosa que a pele das mulheres e requer uma atenção especial nesse sentido. Depois disso, usar um filtro solar, mesmo nos dias de inverno ou sem sol, previne o aparecimento de rugas e manchas e deixa a pele mais jovem e saudável. Ah, mas você vai me dizer que esqueceu o filtro solar e agora está descascando, igual uma cobra trocando de pele. Pois é, o estrago já está feito! Investe, então, em loções de aloé vera que aliviam a sensação de ardor e hidrata intensivamente a pele!

 

Use camisinha

Esse papo nunca sai de moda! É um dos principais cuidados de saúde da vida de um homem. Proteger o seu “amigão” na hora H te livra de inúmeras DSTs, doenças sexualmente transmissíveis, e previne, também, uma gravidez indesejada. É alarmante, mas uma pesquisa realizada pela Gentis Panel, empresa especializada em pesquisa de mercado, constatou que 52% dos brasileiros não usam ou raramente usam camisinha em suas relações sexuais.

Outros 10% usam as vezes e somente 38% dos entrevistados não abrem mão da sua preservação. As causas desse descaso são duas: os mais jovens não têm medo de contrair alguma DST porque a maioria é tratável e curável, e os mais velhos por não ter o hábito, uma vez que iniciaram suas atividades sexuais sem ter que se proteger tanto assim. Mesmo no calor da hora, tem que ser prudente. É a sua saúde e de outras pessoas que estão em jogo, então não dá para vacilar!

Além dessas dicas, vale lembrar que uma boa alimentação com exercícios físicos sempre tem o melhor resultado. Então cuide da sua saúde. Isso não pode ser taxado como uma coisa chata ou desnecessária. É sinal de amor próprio. Zelar pela saúde não é apenas um cuidado, é uma necessidade.

Mais sobre saúde:
Semana da Saúde e do Combate ao Câncer frisa importância da alimentação
Gorduras: amigas ou vilãs da sua saúde?