8 dicas para utilizar as redes sociais de forma profissional

Foto de computador - Rawpixel.com on Unsplash

Redes sociais podem ser aliadas na hora de se promover profissionalmente – Foto Rawpixel.com on Unsplash

É fato. Evitar as redes sociais é quase impossível nos dias de hoje. Seja para manter amizades ou contatos profissionais, aplicativos e sites já estão onipresentes no nosso convívio. Se usadas com cuidado, podem trazer grandes benefícios, mas é preciso estar ciente de que nesses ambientes você está exposto a todos, inclusive colegas de trabalho e clientes.

Celso Bazzola, consultor em recursos humanos e diretor executivo de uma empresa de Operação de Recursos Humanos, explica que é preciso mediar a relação entre as redes sociais como ferramenta para descontração e como espaço para promover o crescimento profissional. O recomendável para se valorizar é dar foco adequado ao que é positivo e evitar exposições desnecessárias.

Leia mais posts de Estilo de Vida

Confira as dicas do especialista para saber como usar corretamente as mídias sociais de forma profissional:

 Amplie seus contatos qualificadamente

É interessante ter um amplo grupo de amigos, assim busque amizade online com pessoas que tenha contato e ache interessante profissionalmente. Contudo, se preocupe mais com a qualidade do que com a quantidade, não precisa ir convidando todo mundo que conhece ou que é ‘amigo do amigo’ para ser seu amigo, isso pode não soar bem.

Valorize suas conquistas profissionais

Mostre ações que realizou que tiveram sucesso, resultados de projetos que foram interessantes ou titulações alcançadas, contudo, evite se autopromover demasiadamente, pois isso pode soar arrogante. E busque com permissão prévia marcar as pessoas que estavam envolvidas nos projetos, pois isso aumenta sua visibilidade.

Publique com inteligência

Cada vez mais se multiplicam publicações vazias, assim, busque se diferenciar com publicações pertinentes. Evite posts irrelevantes que possam atrapalhar sua imagem. Procure levantar assuntos relacionados ao seu campo de atuação.

Evite debates inúteis

Nas redes sociais existem momentos tensos, de debates políticos, religiosos e outros similares, contudo, por mais que possa ‘coçar’, evite entrar nesse tipo de conversa. Repare que geralmente essas não levam a lugar nenhum e não terminam bem. Sem contar que você não sabe qual o posicionamento de seus parceiros de negócios

Cuidado com as características das redes

Não é porque o Linkedin tem um lado mais profissional e o Facebook é mais aberta que deverá tratar a segunda com maior desleixo, saiba que parceiros e recrutadores também entraram nessa rede. Assim, é importante que a pessoa tome cuidado em não colocar coisas irrelevantes em cada um deles.

Pense antes de curtir uma publicação ou página

Antes de curtir e compartilhar um texto, leia atentamente para ver se não nada nas entrelinhas. E se for curtir uma página ou participar de uma comunidade, pesquise antes, evite as que incitem o ódio ou o preconceito

Antes de escrever algo pense

Analise os pontos positivos e negativos de uma postagem. Sei que parece chato, e tira um pouco a graça dessas redes, mas essa é a única forma de garantir que o postado nas redes sociais não interferirá no lado profissional. As pessoas hoje têm acesso ao que você faz 24 horas. Por isso, preserve sua imagem. Lembrando que ser feliz não o que se está na rede mundial.

Evite situações não profissionais

Multiplicam-se as fotos de baladas, roupas de banho e bebedeiras nas redes, será que é interessante. Não cabe a ninguém julgar o estilo de vida das pessoas, mas se expor de forma inadequada trará consequências negativas para imagem de um profissional. Todos estão expostos a avaliações, por isso pode ter certeza que isso contará na hora que olharem, e não adianta bloquear o acesso das pessoas as suas fotos nas redes sociais e achar com isso que está segura, ledo engano, pois outras pessoas poderão compartilhar a mesma foto, e assim de nada adiantou essa preocupação.