Alimentação nas férias: como fazer boas escolhas e manter uma dieta equilibrada

Alimentação saudável - Foto Leo Munhoz, Diário Catarinense

As férias chegaram! Todo mundo querendo aproveitar para passear, sair para jantar ou almoçar em lugares diferentes com a família e amigos. Mas vem a preocupação: ‘O que comer para não sair da rotina saudável, ou ao menos de manter um equilíbrio alimentar?’

Pensando nisso, apresentamos algumas dicas de como fazer melhores escolhas, com sabor, cor e saúde. Confira:

  • Planeje-se. Vai comer fora? Ao longo do dia, coma de forma equilibrada, hidrate-se bem, consuma ao menos duas porções de frutas e três de vegetais diversos, para poder equilibrar o balanço energético e nutricional do seu dia.
  • Escolha pratos com carnes magras, frango ou peixes, ao invés de pedir carne vermelha. Opte por pratos grelhados ou assados.
  • Capriche na salada, ou coloque vegetais assados ou salteados no prato. Ficam uma delícia e acompanham super bem a refeição, além de trazer fibra e fitoquímicos que vão proteger o seu organismo e lhe trazer mais saciedade.
  • Se for comer uma pizza ou hambúrguer, opte por locais que façam as preparações de forma artesanal, dessa forma, irá poupar o seu corpo de excesso de gordura trans, corantes e aromatizantes artificiais. Os alimentos preparados mais artesanalmente são muito saborosos e mais adequados nutricionalmente.
  • Se desejar tomar uma bebida alcoólica, escolha um vinho. Os vinhos, quando consumidos moderadamente, fornecem flavonoides ao nosso organismo, trazendo propriedades anti-inflamatórias que previnem contra diversas doenças.
  • Desfrute da sua refeição em boa companhia e não sinta culpa! Coma com atenção, mastigue com tranquilidade e sem pressa. Faça do momento, uma linda e agradável experiência.

A seguir, deixamos algumas dicas de restaurantes interessantes da Grande Florianópolis, e que apresentam uma proposta gastronômica diferente e saborosa.

  • Para desfrutar de um bom jantar harmonizado com vinhos, e opção de menu mar e menu vegetariano, além de diversas outras opções, indicamos o restaurante Vivamo Enogastronomia, localizado na praia da Gamboa. Uma verdadeira experiência gastronômica.
  • Se você quer almoçar comida vegana, o restaurante Shiva, localizado no Rio Tavares, pode agradar o seu paladar.
  • Para os amantes de pizza, o restaurante Lorenzo´s traz uma culinária artesanal, onde os pequenos também participam, colocando a mão na massa, literalmente.
  • Para os amantes de peixes e frutos do mar, que são fontes de gorduras excelentes para o nosso organismo, o restaurante Ostradamus, localizado no Ribeirão da Ilha é uma ótima pedida.
  • No Canto da Lagoa, o Dolce Vita restaurante traz uma infinidade de opções deliciosas e com opções também saudáveis para desfrutar e degustar.

Leia também: O que comer na praia? Confira dicas para não errar na escolha