De dieta? Veja dicas do que comer nas festas juninas

É possível adaptar as delícias juninas para versões mais saudáveis

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No dia 24 de junho é comemorado o Dia de São João, mas desde o começo do mês as festas juninas estão pipocando por aí com o que elas oferecem de melhor: as comidas típicas. Não é necessário sair da dieta e nem pensar nas horas que vai ter que compensar na academia para aproveitar das delícias. O ideal é fazer boas escolhas.

No geral a dica é evitar alimentos ultraprocessados, como a paçoca e a salsicha. Esses alimentos têm muito açúcar, gordura e sal. Outro segredo é fugir dos alimentos fritos, como o pastel.

— O ideal é optar por alimentos que foram feitos na hora, e não aqueles comprados e embalados para o consumo. Milho verde, pipoca, pinhão, bolos caseiros sem coberturas e amendoim são grandes aliados para aproveitar as festas juninas com moderação — comenta a nutricionista Sarah Warkentin.

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milho é uma das melhores opções tanto pela variedade com que pode ser utilizado – bolo de milho, milho na espiga, pipoca, pamonha e tantos outros – quanto pelos benefícios que pode proporcionar.

— Este grão não possui glúten, sendo apropriado para indivíduos celíacos, e contém a tiamina, uma vitamina do complexo B importante para o funcionamento do sistema nervoso, dos músculos e do coração. O milho ainda auxilia no funcionamento do trato gastrointestinal por ser rico em fibras —  indica Warkentin.

Outro prato típico à base de milho que se consome muito em festas juninas é a canjica, mas o ideal é ser cauteloso. Segundo a nutricionista, geralmente ela contém muito açúcar por conta da presença do leite condensado.

Algo que também não pode faltar é o amendoim. Ele possui vitaminas e minerais, incluindo vitamina E, vitaminas do complexo B, cobre, manganês, fósforo, magnésio, zinco e fibras.

— O amendoim é um alimento calórico, pois 100 gramas de amendoim contêm cerca de 560 calorias.

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Já o pinhão, semente comestível dos pinheiros, é outro alimento bastante comum nas festas juninas. É rico em proteínas e fibras, contribuindo para diversos benefícios na sua saúde. A nutricionista indica que 100 gramas de pinhão cozido contêm cerca de 174 calorias.

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