Como diminuir o frizz nos cabelos: veja dicas de especialista

Foto: Valerie Elash on Unsplash, Divulgação

Quem nunca se incomodou com os fios arrepiados que tanto fogem do nosso controle? A notícia boa é que o frizz pode ser combatido e melhor ainda, isso pode ser feito em casa.

— O segredo está em apostar em rituais de beleza para alinhar os fios, primeiro com acompanhamento profissional e continuados em casa — indica a hair specialist Renata Souza.

Veja algumas dicas da Renata para deixar os fios alinhados:

Lave o cabelo com água de morna a fria

A água muito quente desidrata e prejudica a saúde dos fios. Outro problema é a quantidade alta de flúor e cloro que a água do chuveiro tem, o que acaba sugando a hidratação do cabelo. Quem quiser seguir à risca os conselhos da profissional, pode usar 500 ml de água mineral filtrada em temperatura ambiente no último enxágue. Isso vai selar o cabelo até a próxima lavagem.

Seque o cabelo com delicadeza

A toalha de microfibra ou a fralda de tecido pode ser a solução para secar os fios com delicadeza. A toalha tradicional rouba parte dos nutrientes que os produtos ajudaram a repor durante a lavagem. Renata Souza ainda aconselha a jamais esfregar os fios, já que isso machuca a fibra do cabelo.

Diminua o atrito

As fronhas de cetim e seda diminuem o atrito e fazem com que os fios estejam menos rebeldes no dia seguinte.

Hidrate e nutra os fios

Dê preferência para os produtos que foquem na nutrição dos seus cabelos. Alguns cremes formam uma película que encorpa o fio e controla o frizz. O colágeno é o ingrediente que tem essa função no produto.

Leia também

Veja cinco dicas de como decorar as paredes com arte

“Excluir nosso ecletismo musical do chamado mercado latino é se limitar demais”, diz Luan Santana