Saiba quais as doenças dermatológicas mais comuns do verão e como evitá-las

Foto: Unsplash

O verão é a época mais propícia para o surgimento de afecções na pele que podem gerar desconforto. A dermatologista Samantha Talarico lista as principais doenças e como evitá-las:

Queimadura solar

A vermelhidão e ardência causadas pela exposição solar desprotegida podem ser prevenidas com o uso de filtro solar, óculos escuros, chapéu e guarda-sol.

Micose

Doença causada por fungos que atingem qualquer parte do corpo e provocam coceira, descamação e vermelhidão. A principal recomendação para evitar a micose é manter a pele seca, usar toalhas limpas e não ficar muito tempo a roupa de banho úmida em contato com a pele.

Acne solar

Com maior exposição ao sol, a pele produz mais oleosidade, o que pode gerar acne em regiões como rosto, pescoço, costas, ombros e tórax. A melhor maneira de evitar o problema é utilizar filtro solar em todo o corpo e reaplicá-lo a cada duas horas ou após banhos de mar e piscina e suor excessivo.

Brotoejas

Mais comum em crianças, as brotoejas surgem em áreas como pescoço, nuca, peito e barriga, causando irritação e coceira na pele. A causa da brotoeja é o entupimento das glândulas de suor. O uso de roupas leves e de algodão pode minimizar o quadro.

“Pano branco”

A pitiríase versicolor, conhecida como “pano branco”, é uma doença causada por fungos que se proliferam em condições de calor e umidade. A doença é caracterizada pela presença de manchas esbranquiçadas, castanhas ou avermelhadas, recobertas por escamas finas, no tronco e braços. A prevenção recomendada é o uso de roupas leves e arejadas.

Samantha alerta ainda que é importante também evitar usar maquiagem e perfume durante a exposição solar, para reduzir as chances de reação e alergias. No verão, ao menor sinal de alterações na pele, o dermatologista deve ser consultado para diagnosticar e indicar o tratamento adequado.

Leia também: 

Veja 10 dicas de como deixar a pele do rosto mais sequinha no verão

Veja dicas de como proteger a pele dos efeitos nocivos do sol