Depois da polêmica festa, Donata Meirelles pede demissão da Vogue

Donata Meirelles comemorou seu aniversário de 50 anos na última sexta-feira, 8, no Palácio da Aclamação de Salvador, com uma festa que virou polêmica nacional

A diretora de estilo da Revista Vogue, Donata Meirelles, pediu demissão nesta quarta-feira, de acordo com informações publicadas pela colunista Sonia Racy, do jornal O Estado de S. Paulo e confirmada por uma nota oficial da revista.

Donata teria encaminhado, num primeiro momento, uma carta aos amigos mais próximos, afirmando estar deixando a empresa “com tristeza no coração, mas com coragem e cabeça erguida”.

— Te amo Vogue, te amo desde jovenzinha. Conte comigo para que você continue fazendo a diferença no mercado editorial e de moda, defendendo e promovendo todas as belezas humanas, como eu continuarei a defender — diz no texto.

A decisão foi tomada após a polêmica comemoração de 50 anos da socialite, quando foi acusada de racismo nas redes, pela festa que remetia à escravidão. Logo após a repercussão negativa, Donata fez uma postagem em suas redes pedindo desculpas:

— Respeito a Bahia, sua cultura e suas tradições, assim como as baianas, que são Patrimônio Imaterial desta terra que também considero minha e que recebem com tanto carinho os visitantes no aeroporto, nas ruas e nas festas. Mas, como dizia Juscelino, com erro não há compromisso e, como diz o samba, perdão foi feito para pedir.

View this post on Instagram

Ontem comemorei meus 50 anos em Salvador, cidade de meu marido e que tanto amo. Não era uma festa temática. Como era sexta-feira e a festa foi na Bahia, muitos convidados e o receptivo estavam de branco, como reza a tradição. Mas vale também esclarecer: nas fotos publicadas, a cadeira não era uma cadeira de Sinhá, e sim de candomblé, e as roupas não eram de mucama, mas trajes de baiana de festa. Ainda assim, se causamos uma impressão diferente dessa, peço desculpas. Respeito a Bahia, sua cultura e suas tradições, assim como as baianas, que são Patrimônio Imaterial desta terra que também considero minha e que recebem com tanto carinho os visitantes no aeroporto, nas ruas e nas festas. Mas, como dizia Juscelino, com erro não há compromisso e, como diz o samba, perdão foi feito para pedir.

A post shared by donatameirelles (@donatameirelles) on

Em nota

A Vogue confirmou oficialmente a saída de Donata Meirelles através de comunicado oficial.

“Durante seus sete anos como diretora de estilo da Vogue Brasil, Donata Meirelles ajudou a transformar a revista numa das mais importantes Vogues do mundo. Com seu senso de estilo único, que capta como ninguém o dinamismo da mulher brasileira, Donata deu nova energia às páginas de Vogue. Respeitamos sua decisão e seremos eternamente gratos por todo o carinho e talento que dedicou a cada página que editou.”

Leia também:

Depois de ofensas virtuais, baianas de festa de diretora da Vogue registram ocorrência