
O drink que conquistou um lugar entre os três finalistas nacionais da competição Bacardi Legacy chama-se “Ocho Maneras” e foi criado por Tom Oliveira, bartender do Barca — bar da Casa Quatro Oito — no Canto dos Araçás, em Florianópolis.
O Bacardi Legacy já existe há dez anos e é um campeonato onde bartenders do mundo inteiro concorrem entre si, criando um coquetel com o rum Bacardi. O intuito é que a bebida tenha potencial para resistir ao tempo e se tornar um clássico.
No processo de criação, Tom Oliveira mergulhou na própria vida, fazendo um paralelo com a história da Bacardi e colocando suas memórias, sensações e vivências dentro do copo. No conceito do “Ocho Maneras”, cada ingrediente tem seu propósito, formando toda uma narrativa que leva ao primeiro gole.
Desvendando o “Ocho Maneras”
Segundo Tom, o rum Bacardi é o pontapé inicial; o combustível que faz você ir atrás de tudo na vida. O vermute é a parte seca do coquetel, refletindo a ansiedade e os medos na secura da boca. As quedas e tombos necessários pelo caminho e que o fizeram chegar aonde está, são representados pelo amargor do bitter de laranja. A solução salina remete à Ilha de Florianópolis e à água salgada que renova. O final de toda jornada é como um belo jardim florido simbolizado pelo licor St. Germain (flor de sabugueiro).
Receita
– 40 ml de rum Bacardi Reserva 8 años;
– 30 ml de vermute Martini extra dry;
– 10 ml de licor St.Germain (flor de sabugueiro);
– 2 gotas de bitter de laranja;
-1 gota de solução salina – para cada pitada de sal; 10 ml de água;
– Finalizar com uma casca de laranja levemente torcida para liberar seus aromas e óleos.
Sirva coado no copo baixo com um grande cubo de gelo.
Leia também:
Catarinenses conquistam mais de 5 milhões de seguidores com vídeos em que ensinam a fazer drinks