Drinks deliciosos e inusitados com cerveja

Drink Deriça do Franklin Bar. Foto: Divulgação

Que a cerveja é a principal bebida que agrada a maioria dos brasileiros você já sabe, mas você conhece toda a versatilidade das cervejas artesanais? Além da infinidade de estilos que podem atender a diferentes paladares e momentos, a cerveja pode ser misturada à outras bebidas e produzir drinks deliciosos e inusitados. Já havia pensado nisso?

Ao criar um drink com cerveja, o ideal é associar as características sensoriais do estilo com os demais ingredientes, por exemplo, se atentar se as cervejas são mais alcoólicas ou intensas, seus níveis de amargor e dulçor, antes de sair misturando com outras bebidas por aí.

Segundo a sommelière e bartender Érica Barbosa, uma dica legal para começar a se arriscar nos drinks com cerveja é se basear em algum coquetel clássico já existente. Deve-se atentar à estrutura dos drinks e suas características, teor alcoólico e gostos básicos, de cada ingrediente contido nele. A partir desta análise, alguns ingredientes podem ser substituídos por cervejas que possuem atributos semelhantes. Então é importante  conhecer as características sensoriais, tanto das cervejas quanto dos outros ingredientes que possam ser utilizados nestas combinações de sabores.

Alguns bares já tem se aventurado na nova tendência. Em Florianópolis, durante o mês de outubro, o Franklin Bar que tem a frente o mixologista Diego Rita apresenta a “OktoberFranklin”, uma carta com quatro drinks surpreendentes elaborados com essa bebida milenar.

Pra quem opta por drinks refrescantes a Deriça é uma ótima opção, além da Dom Doca Blond Ale, o coquetel conta com Steinhaeger, Monin de amora e limão. É
leve, frutado, aromático, para se tomar em grandes goles. Imperial IPA é o segundo
estilo de cerveja utilizado nos drinks, se trata de um estilo com o amargor mais
pronunciado, aroma cítrico evidente e teor alcoólico mais elevado. O coquetel
Witchbeer intensifica esta complexidade da cerveja com uma elaboração que também
vai Cynar e Campari. Outros dois drinks são o Napoleão bom-à-parte que vai com a
Imperial IPA, cachaça umburana e Boonekamp e o Blondibeber que vai Blond Ale,
Campari e Rum.

Ir ao Franklin é um verdadeira experiência, além dos drinks clássicos e autorais
incríveis, o ambiente tem todo um resgate histórico e cultural que homenageia o grande
escritor e pesquisador da cultura açoriana Franklin Cascaes, imperdível.

Leia mais:

Receitas: Se inspire com os drinks finalistas do Concurso de Carnaval Versar e IL Campanario

Receita: drinks que levam gin estão em alta neste verão