Ed Sheeran está entre os artistas mais tocados em funerais do Reino Unido

Desbancando hinos religiosos, cantor britânico tem o sexto lugar da lista, que é liderada por Frank Sinatra

Foto: Camila Domingues / Agencia RBS

Sai de cena o tradicional, surge o pop: os hinos religiosos foram completamente eliminados da lista das 10 canções mais escolhidas para serem tocadas em funerais no Reino Unido.

As músicas de Ed Sheeran, 28 anos, e Frank Sinatra, morto em 1998, são as mais populares em funerais do que hinos tradicionais, de acordo com uma nova pesquisa da Co-op Funeralcare, cujos diretores de funeral organizam até 100 mil cerimônias por ano no Reino Unido.

Agora, segundo eles, as pessoas estão rejeitando o funeral tradicionalmente sombrio -com canções como O Senhor é Meu Pastor– em substituição a despedidas mais personalizadas. É a a primeira vez desde que a contagem começou a ser feita, de dois em dois anos em 2002, que nenhum hino tradicional chegou ao top 10.

Supermarket Flowers, de Ed Sheeran, está na nova lista ocupando o sexto lugar. É um tributo do cantor à sua falecida avó, escrita da perspectiva de sua mãe. Junto dela, My Way, de Frank Sinatra, novamente chama atenção como favorita. Na oitava posição, surgiu o grupo pop irlandês  Westlife com You Raise Me.

“O que as pessoas querem mais do que tudo num funeral é uma combinação do pessoal e do familiar”, disse o reverendo Jeremy Brooks, membro de um grupo de trabalho de funerais, ao jornal britânico The Guardian. “As letras contemporâneas, a música clássica e as músicas que foram a trilha sonora de nossas vidas são valiosas para ajudar as pessoas a lembrarem-se e se lamentarem”, explica.

As 10 canções mais escolhidas:

1. My Way – Frank Sinatra

2. Time to Say Goodbye – Andrea Bocelli and Sarah Brightman

3. Over The Rainbow – Eva Cassidy

4. Wind Beneath My Wings – Bette Midler

5. Angels – Robbie Williams

6. Supermarket Flowers – Ed Sheeran

7. Unforgettable – Nat King Cole

8. You Raise Me Up – Westlife

9. We’ll Meet Again – Vera Lynn

10. Always Look on the Bright Side of Life – Eric Idle