Emilim Schmitz: 14 quedas de tirar o fôlego em Corupá

Cachoeira em Corupá - Foto Leo Munhoz, Diário Catarinense

Cachoeira em Corupá – Foto Leo Munhoz, Diário Catarinense

Como assim? O mundo já descobriu a Rota das Cachoeiras e você ainda não? Se você está procurando um programa para um fim de semana mais relax e em meio à natureza, eu recomendo a Rota das Cachoeiras, em Corupá, no Norte de Santa Catarina.
São 14 quedas d’água em meio a uma área de Mata Atlântica preservada. A caminhada pode durar até quatro horas, considerando ida e volta. Ou seja, vá com tempo para apreciar não só o verde e as cachoeiras, mas também os vários animais que você pode encontrar pelo caminho como macaquinhos, tucanos e outras espécies.

A trilha Passa Águas contorna o rio e tem quase três quilômetros de extensão. É longa, mas a infraestrutura com algumas passarelas, pontes e escadarias facilitam e muito
a caminhada.

Pode levar criança? Pode. Meus sobrinhos de sete e 10 anos foram e adoraram a experiência. E se você cansar e não quiser completar o trajeto todo, sem problemas. Volte de onde estiver. Só de estar lá ouvindo o barulho da água, dos pássaros, do vento balançando as árvores, numa vibe supertranquila, já vale muito a pena.

Mas eu garanto que subir até o final da trilha recompensa. A Salto Grande, última cachoeira e maior de todas, tem 125 metros. É um espetáculo a parte ficar de frente para ela num momento único e super-refrescante também. E depois de passar um tempinho ali apreciando e descansando, hora de voltar. E pra descer… Bom, você já conhece o ditado!

Ah, preciso avisar também que se você for daquelas pessoas corajosas que adora uma água gelada, aproveite para se banhar. Mas anota aí, apenas na sétima cachoeira é permitida a entrada para banho.

E por último, algumas recomendações. Claro que eu não tô aqui pra fazer a linha chata, mas vê se não vai esquecer do protetor solar, repelente, água, tênis, roupas confortáveis e, claro, pode levar um lanchinho também.

Os ingressos custam R$15 e devem ser comprados no caminho até a Rota das Cachoeiras. Os avisos nos locais de venda são bem visíveis. Não há vendas no local.

O parque abre às 7h30min, mas se quiser chegar mais tarde é recomendado entrar até as 14h de abril a outubro e até as 15h de novembro a março.

Leia mais:
Lugares para conhecer Nova York por um ângulo menos turístico
Os melhores lugares para curtir em Joinville
Está pensando onde passar o Réveillon? Paris pode ser uma ótima opção