Argentinos fazem campanha para criação de emoji de chimarrão em evento em Nova York

Emojicon irá reunir pensadores e especialistas da área de comunicação digital no próximo dia 14 para debater as novas possibilidades dos emojis

emoji
Foto: Reprodução / Twitter

Talvez você nem saiba, mas existe um evento dedicado à problematização dos emojis. Isso mesmo! Uma espécie de simpósio que reúne pensadores e especialistas da área de comunicação digital de diversos países para debater o futuro desses símbolos, cada vez mais presentes em nossas vidas.

O Emojicon acontece no próximo dia 14, em Nova York, e irá mobilizar toda a “emojination”, nome dado à comunidade desenvolvida para democratizar a aprovação de emojis, feita anualmente pelo comitê da Unicode, responsável pela padronização dos símbolos. .

Mais curioso que próprio evento é a campanha #emojidelmate que promete movimentar o Emojicon. Argentinos uniram forças e devem participar do simpósio na defesa da criação do emoji de mate (como é chamado chimarrão na Argentina).

A hashtag tem ganhado destaque no Twitter e convida os hermanos a comparecerem no congresso devidamente munidos de sua térmica e de sua cuia. Tudo para que, na próxima lista de emojis anunciada pelo Unicode, esteja a figura de um mate (ou chimarrão, se você preferir).

Um dos principais argumentos para a inclusão da figura da bebida é que usuários latino-americanos ainda não se sentem representados pelos emojis atuais.

Entre os tópicos previstos para serem debatidos no congresso estão a intersecção entre política, globalização e comunicação digital, além da proposta de criação ou remoção de emojis que vão de rostos, comidas, animais até ícones que representam emoções, sentimentos ou atividades.

Leia também: 

O cocô pode salvar vidas: saiba o que é o transplante de fezes

Renegada quatro vezes, cachorra vira cão de resgate e se torna heroína

Confira a derrota do rumo ao hexa resumida pelos memes