Emoji de menstruação busca quebrar tabu sobre o assunto

Ícone tem formato de uma gota de sangue e foi criado por uma ONG inglesa

Foto: divulgação / Plan UK

Já estava mais do que na hora de termos um emoji para indicar quando estamos “naqueles dias” do mês. Até o final de março, o emoji de menstruação deve chegar aos celulares, junto com mais de 200 novos ícones que incluem pessoas cadeirantes, flamingos, uma mão indicando quando algo é pequeno e até chimarrão.

O novo emoji, uma gota de sangue, é resultado de uma campanha criada pela ONG Inglesa Plan International UK, que trabalha pela defesa de crianças e garotas ao redor do mundo. A ideia da organização, ao propôr uma figura que retratasse a menstruação, era ajudar a diminuir o estigma que ainda ronda o assunto. Uma pesquisa conduzida pela mesma ONG em 2017 mostrou que quase metade das meninas entre 14 e 21 anos sentiam vergonha da própria menstruação.

“Com o emoji se transformando em uma das formas de linguagens que mais crescem em todo mundo, nós percebemos que um emoji de menstruação poderia ajudar a mudar as coisas”, disse a Plan em comunicado.  Para quem achou a gota de sangue um tanto genérica, no mesmo texto a organização contou que foram criados cinco designs diferentes. O preferido, as calcinhas de menstruação, acabou sendo vetado pelo Unicode Consortium, um grupo formado por voluntários de empresas de tecnologia e responsável por unificar os emojis no mundo.

Leia também: 

Mate será um dos 230 novos emojis de 2019

Saiba quais foram os emojis, GIFs e hashtags mais usados no Instagram em 2018