Enólogo dá dicas de harmonizações nada óbvias entre queijos e vinhos

Fabiano Mazzilli vai tirar dúvidas do público durante o Festival Vino & Formaggio, em Nova Veneza

Foto: Pexels

A combinação de vinhos tintos, como o italiano Chianti, com queijos duros, como o parmesão, pode ser a fórmula perfeita para uma noite de inverno, mas não é a única possibilidade quando o assunto é harmonização entre queijos e vinhos. Fabiano Mazzilli, enólogo formado na universidade da Borgonha (França) e responsável pelas adegas da rede Bistek Supermercados, defende que as pessoas devem ir além do que estão acostumadas para se surpreender com novos sabores.

— Às vezes a gente segue alguns clichês e acaba perdendo novas experiências. No Brasil, é muito comum combinar vinho tinto com queijos, mas não é bem assim. Cada tipo de queijo, de acordo com tempo de maturação, acidez e outras características, vai combinar com um tipo de vinho — explica o profissional.

Foto: Pexels

Harmonizações feitas com vinhos brancos, rosés e até de sobremesa podem ser interessantes para quem busca fugir do óbvio. Queijos frescos, como a ricota, mozzarella de búfala ou feitos com leite de cabra costumam harmonizar melhor com vinhos brancos do que com tintos, por exemplo. Já exemplares de pasta mole acompanham vinhos brancos leves, e levam a tradicional noite de queijos e vinhos primavera adentro.

Para quem quer ir além e experimentar novos sabores, uma combinação inusitada é a de queijos azuis, como gorgonzola e roquefort, com vinhos de sobremesa – o português Vinho do Porto, o francês Sauternes, entre outros. Esse tipo de bebida também harmoniza bem com queijo de cabra semicurado.

— Independente das regras, a pessoa tem que ficar satisfeita com o que ela está comendo. Não tem vinho certo ou vinho errado. A minha sugestão é experimentar novas combinações e pedir dicas a um profissional — complementa Mazzilli, que vai tirar dúvidas do público sobre o assunto durante a primeira edição do Festival Vino & Formaggio, em Nova Veneza. O evento, de 6 a 8 de setembro, reúne vinícolas e queijarias no Palazzo Delle Acque e terá degustação de queijos e vinhos, além de salames, copas, torresmos e nhoque.

Os ingressos para o Festival Vino & Formaggio estão à venda online pelo www.ticketmais.com.br. Além dos variados queijos e vinhos, o Festival Vino & Formaggio também contará com atrações como Carnavale di Venezia, Maycon e William, Juliano Lima e Banda, Grupo Dallas e Acústico Viola Roots.

Leia mais:

Friozinho é um convite à harmonização de vinhos com a gastronomia italiana

Vinhos verdes de Portugal são os mais exportados depois do vinho do Porto

Você sabia que um dos vinhos brancos mais famosos do mundo é feito com uvas tintas?