Entenda a importância da vitamina D para a saúde

sol
Foto: Pixabay

A vitamina D é essencial para o nosso corpo e a ausência pode trazer uma série de complicações a saúde do ser humano. Ela é responsável por manter a saúde dos ossos, atua como reguladora do crescimento, na nossa imunidade, na saúde cardiovascular, no funcionamento dos músculos, é fundamental para o nosso metabolismo funcionar e na prevenção de inflamações.

Sua principal fonte de produção se dá por meio da exposição solar, pois os raios ultravioletas do tipo B (UVB) são capazes de ativar a sua síntese. Apesar de alguns alimentos, especialmente peixes gordos, serem fontes de vitamina D, o sol é o responsável por 80 a 90% da vitamina que o corpo recebe.

Já que ela é tão importante, como o nosso corpo absorve vitamina D ?

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia o ideal é tomarmos sol com filtro solar no rosto e sem filtro solar nos braços e pernas por pelo menos 15 minutos, três vezes por semana, preferencialmente no início da manhã e no final da tarde, como refere a Dermatologista Thayná Alegretti .

E quais são benefícios da vitamina D ?

1. Coração e músculos: O cálcio e o fosforo, são regulados pela vitamina D, e têm um papel importante na contração muscular e coração

2. Ossos: A vitamina D é um hormônio que regula absorção de cálcio e fósforo no intestino, sendo responsável pela saúde de nossos ossos

3. Sistema imunológico: A vitamina D atua no fortalecimento do sistema de defesa, auxiliando na prevenção de doenças

4. Controla o diabetes: Alguns estudos demonstram que uma concentração diminuída de vitamina D em crianças está associada a um aumento de incidência de diabetes tipo 1, e que a reposição de vitamina D em crianças diminui o risco futuro de diabetes

5. Na gravidez: Alguns estudos mostram que a deficiência da vitamina D durante a gestação está associada ao aumento de risco de hipertensão arterial e o diabetes gestacional, bem como ao nascimento de bebês com baixo peso ou pequenos para a idade gestacional.

6. Doenças autoimunes: A vitamina D está sendo usada de forma experimental no tratamento de doenças autoimunes, pois acredita-se que a substância poderia inibir de forma seletiva a reação do organismo de se auto atacar

7. Prevenção do câncer: Estudos iniciais indicam que a vitamina D poderia auxiliar na prevenção de diversos tipos de câncer.

8. Faz o cérebro funcionar melhor: Um cérebro saudável é a primeira linha de defesa contra a ansiedade, depressão e outros transtornos do humor.

9. Combate envelhecimento precoce: A vitamina D é atribuída como regulador da fisiologia osteomineral, em especial do metabolismo do cálcio, prevenindo a osteopenia/osteoporose e consequente risco de fraturas ósseas.

10. Controla o peso: A vitamina D é uma fonte neuro protetora e reguladora da produção de serotonina no organismo, com isso ajuda a manter o peso

11. Fertilidade: Vitamina essencial para o período gestacional. Atua junto ao sistema imunológico criando condições para que o embrião seja bem aceito pelo organismo, seja através de gestação espontânea ou mesmo in vitro.

Conheça alimentos fonte de Vitamina D

Resultado de imagem para quadro alimentos fontes de vitamina D:

Então… que tal começar a tomar aquele solzinho e comer os alimentos fonte de vitamina D para ter todos esses benefícios?

O sol, além de ser fonte de luz, é fonte de vida, não esqueça disso!

 

Mais coluna da Carol e da Silvia:
Temporada de friozinho também pede frutas e vegetais na alimentação
Enxaqueca: uma dieta balanceada pode ajudar você a reduzir e evitar as crises
Gorduras: amigas ou vilãs da sua saúde?
Veja os cuidados que os pais precisam ter na formação dos hábitos alimentares da crianças