Entenda o que é um Gastrobar, local que une gastronomia e bebidas em bons ambientes

Pedro Caetano/Divulgação

Com a proposta de agregar elementos sofisticados, acessíveis e contemporâneos, o conceito já faz sucesso em Florianópolis

Na Europa, eles já existem há mais de duas décadas e se tornaram febre tanto nas grandes metrópoles (em Londres, o primeiro estabelecimento do tipo é de 1991) quanto em cidades menores. O conceito de gastrobar se resume ao que o próprio termo sugere: metade bar, metade gastronomia. A proposta é reunir em um mesmo espaço drinques de qualidade, comida sofisticada e ambientação moderna e descontraída.

Ao contrário dos restaurantes, onde o foco é a comida, e dos bares, em que predomina a bebida, os gastrobares equilibram o melhor dos dois mundos, em ambientes democráticos e acolhedores, a preços camaradas. O conceito também se propõe a ser não só um negócio, mas um hub para encontros casuais entre amigos, happy hours alongados e até mesmo reuniões profissionais.

O conceito europeu se espalhou pelo mundo, que aceitou a iniciativa como uma oportunidade de reinventar o inconstante universo da gastronomia. Em tempos de gourmetização do paladar, em que as pessoas estão mais seletivas quando o assunto é alimentação e bebidas (a febre dos drinks está aí para provar), os gastrobares são o ambiente ideal para quem busca lugares que ofereçam não só comida e bebida, mas experiências sensoriais completas.

Gastrobar faz sucesso em Santa Catarina

Florianópolis não fica de fora da rota internacional dos gastrobares. Das raízes e experiências europeias dos sócios e fundadores, veio a inspiração do La Cave Gastrobar: um bar de vinhos e champagne que traz também um cardápio marcado pela gastronomia contemporânea, com alto valor agregado.

Entenda o que é um Gastrobar, local que une boa gastronomia, ambiente e bebidas
Pedro Caetano/Divulgação

Com vinhos de pequenas produções e de diferentes regiões da França, alinhados a uma culinária refinada e de qualidade, o La Cave Gastrobar foi inaugurado em 2013 por quatro sócios, Gustavo Alcantara, Priscila Moreira da Silva, Diego Colbert e Céline Pantera, que já tinham experiência com gastronomia na Europa, mas que aqui se adaptaram para incluir ingredientes sazonais e locais aos pratos.

A ideia era trazer para a Capital algo diferente de tudo que havia na Ilha. Uma das inovações é a possibilidade de experimentar diferentes vinhos franceses em taça, sem precisar pedir a garrafa inteira. O intuito é despertar o interesse por rótulos diferentes e facilitar uma experiência gastronômica completa e mais acessível.

Entenda o que é um Gastrobar, local que une boa gastronomia, ambiente e bebidas
Pedro Caetano/Divulgação

Os vinhos, champagnes e cervejas do La Cave harmonizam com o menu de tapas e pratos assinado pela chef Nathalia Steinmetz. Em caso de dúvida na hora da escolha, o atendimento atencioso garante apostas certeiras. A agenda da casa conta com a presença frequente de músicos que embalam as noites com ritmos que vão do blues ao soul e jazz.

– O nosso objetivo é unir uma experiência gastronômica, representada pelos seus pratos bem elaborados, ótimos vinhos, música de qualidade à descontração mais informal e sem frescuras. O bom atendimento dá o toque final – explica o sócio  Gustavo Alcantara.

Abertos também para almoço, de terça à sábado a casa conta com menu executivo por R$59, além do menu à la carte e prato do dia a partir de R$32. À noite, as portas abrem às 17h e fecham à 01h.

O La Cave também é uma ótima opção para eventos corporativos, já que possui estrutura para receber eventos de 15 a 90 pessoas.

Serviço

O quê: La Cave Gastrobar

Onde: Rua Demétrio Ribeiro, 51 – Centro, Florianópolis

Horário: de segunda a sábado, das 11:30 às 15h e das 17h à 1h

Mais informações: www.lacavegastrobar.com.br