Saúde e beleza: saiba como acertar na escolha dos óculos

Sabrina Alvarenga e Christian Piscopo, proprietários da Sá Ótica Atelier, analisam estilo de vida, formato de rosto e necessidades de cada cliente antes de indicar o modelo mais recomendado

ótica sá
Sabrina Alvarenga e Christian Piscopo comandam a Sá Ótica Atelier Foto Tiago Ghizoni/Diário Catarinense

Se você é do tipo de pessoa que experimenta vários óculos antes de comprar e sempre fica na dúvida saiba que faz parte da imensa maioria de consumidores. Lentes coloridas, armações de diferentes tamanhos, formatos, é difícil saber até por onde começar. O que muita gente não sabe é que dá para encurtar esse caminho fazendo uma consultora de imagem especializada em óculos.

Essa foi a aposta do casal Sabrina Alvarenga e Christian Piscopo, que há quase dois anos inaugurou a Sá Ótica Atelier, em Florianópolis, um espaço focado no atendimento personalizado. “Não existe regra, tudo vai depender se a pessoa quer que o óculos apareça mais ou menos, a gente pode contrastar ou harmonizar com o rosto”, explica Sabrina. “Além da questão estética, temos toda uma preocupação com a saúde visual”, lembra Christian, que é italiano e junto com a esposa fez uma série de cursos para se aprimorar no assunto. Nesta entrevista à Versar, eles explicaram como funciona a consultoria e ainda esclareceram algumas regrinhas básicas.

Como funciona a consultoria de imagem?
A primeira coisa é saber qual imagem a pessoa quer passar. A gente faz uma entrevista para entender um pouco do perfil perguntando a profissão, o estilo de vida, se pratica esporte, tudo isso influencia. A nossa consultoria é para as lentes também, porque nem toda lente vai se adequar. Por exemplo: para pessoas que praticam esporte o ideal é uma lente que não embaça, um dentista que usa máscara a mesma coisa, já quem usa muito computador tem uma lente especial para isso, pessoas que mexem com cartela de cores, como arquitetos, publicitários, existe outro tipo de lente. São detalhes que influenciam muito na escolha.

Feito o questionário, qual o próximo passo?
Na sequência a gente analisa o formato de rosto e a cartela de cores, para ver tom de cabelo, tom de pele, porque um mesmo óculos fica diferente em pessoas diferentes. Também entramos em detalhes técnicos como o encaixe na nasal, o tamanho na lateral do rosto, a posição da sobrancelha em relação à armação, e junto com isso a consultoria ótica para o tipo de lente.

Existe regra do tipo rosto redondo não pode usar óculos quadrado?
Não existe regra, existe o que a pessoa quer fazer. A gente pode contrastar ou harmonizar com o rosto, tudo vai depender se a pessoa quer que o óculos apareça mais ou menos. Se a pessoa é mais discreta a gente harmoniza. Se tem uma personalidade mais forte, a gente contrasta. O que não muda nunca são as partes técnicas, aí sim são os erros na escolha, como o encaixe na nasal, o tamanho da armação, isso a gente sempre instrui o cliente para ele não sair com o óculos errado.

Podem citar exemplos de erros?
A sobrancelha, por exemplo, nunca pode estar dentro da armação, tem que estar escondida ou para fora. O tamanho da armação quando fica muito grande dá a sensação que junta o olho da pessoa. Se a pessoa quer diminuir o tamanho do nariz tem uma ponte certa, se quer alongar, a mesma coisa. Tem até óculos com efeito botox, que levanta a expressão e rejuvenesce.

Óculos de sol e óculos de grau seguem a mesma regra?
Não, num óculos de sol como a gente não enxerga a sobrancelha não tem problema se ela estiver para dentro da armação por exemplo. O tamanho também é mais flexível porque geralmente a gente não vê o olho, então não precisa se preocupar com essa questão. Mas em termos de contraste e harmonizar segue a mesma linha. O que a gente tem que cuidar é que agora estão muito na moda as lentes cosméticas, que são aquelas lentes mais claras, muito bonitas e funcionais, mas como dá para ver o olho tem que tomar aqueles cuidados básicos.

Qual a função dessas lentes claras?
Não é só uma coisa estética, tem a ver com saúde visual, porque cada cor respeita a necessidade do usuário. Por exemplo eu, Christian, tenho astigmatismo e hipermetropia e uso uma lente âmbar, que deixa tudo mais nítido e ajuda a dirigir à noite.

Quem procura mais a consultoria? Homens ou mulheres?
Digamos que o homem é mais tímido. Entra sabendo que tem a consultoria, mas começa falando que queria esconder a olheira, enfim, faz de uma forma mais discreta. Mas nós temos inclusive um espaço exclusivo para eles aqui.

Serviço:
A Sá Ótica Atelier fica no Koerich Empresarial Rio Branco, na Av. Pref. Osmar Cunha, 416 – sala 02 – Centro, Florianópolis.
Sabrina e Christian lembram que para a consultoria completa é ideal agendar antecipadamente pelo telefone (48) 99900-6799.

Assista ao vídeo com a entrevista:

Leia também:

Por que famosos estão apadrinhando um projeto social catarinense

Dazaranha e Camerata Florianópolis voltam a se apresentar juntos no CIC

Conheça o mágico catarinense que é um dos grandes talentos da nova geração da magia