Moda masculina: dicas de como escolher o terno ideal

ternos
Foto: Divulgação

Comprar um terno pode parecer uma tarefa complicada para os homens. Práticos quando o assunto é escolher o look, podem se perder ao investir em modelos que não sejam adequados ao seu tipo físico, que não correspondem a determinadas ocasiões, e sem falar no conforto. Mas algumas dicas podem auxiliar na hora da compra.

Começamos definindo a diferença entre terno, costume, blazer e paletó.

O terno é um conjunto de calça, paletó e colete. Analisando a semântica, terno é sinônimo de trio, mas no Brasil se popularizou chamar a combinação de paletó e calça também de terno, embora o nome correto desta combinação seja costume. Muito utilizado para casamentos, festas e reuniões, os costumes devem ser da mesma cor, tecido e padronagem.

Leia também: 
Sadi Consati é o convidado da primeira edição do Confraria da Moda 2018

Sapato masculino: descubra o modelo ideal para cada ocasião

Paletó, como já citamos, é a jaqueta que usamos no terno ou no costume, caracterizada pela lapela e botões frontais. A diferença entre um blazer e um paletó é que ele não tem calça de conjunto, então você pode combiná-lo com outras peças, como uma calça jeans ou até mesmo uma bermuda.

Partindo para as modelagens, é importante ressaltar que o conforto deve vir em primeiro lugar. O tecido e o corte da peça podem fazer toda a diferença. O gerente da Brooksfield do Continente Shopping, Rui César Martins, destaca:

– Os modelos que estão em alta são os costumes e ternos slim, em tecidos de origens naturais, como a lã fria. Outro detalhe é o meio forro, uma tendência que deixa as peças ainda mais leves e confortáveis.

Os ternos slim são aqueles mais ajustados ao corpo. Contemporâneo, o modelo é normalmente mais curto, com ajustes finos, além de ter calças afiladas. Investir em um bom tecido e na peça em um tamanho adequado irá garantir que o terno não pareça esticado ou repuxado.

Rui também pontua que os tons de azul, com ênfase no azul bic e duo toni (duas cores) são os que estão na moda.

Gravatas
Seguindo as tendências dos ternos, as gravatas slim também ganham espaço na composição dos looks masculinos. Mas quem também retorna com força são as famosas gravatas borboletas. Presentes em casamentos, elas deixam de ser ultra tradicionais e marcam presença no traje do noivo e padrinhos, e ganham destaque com cores variadas e irreverentes.

Clique aqui para saber tudo sobre o Confraria da Moda