Escritor itajaiense lança livro infantil que aborda as diferenças e a liberdade

O Menino Árvore trabalha uma narrativa lúdica e poética para contar a história de um menino que era árvore e, por isso, era diferente dos outros

Rodolfo Lemos
Foto: Prefeitura de Itajaí/Divulgação

O escritor itaiense Rodolfo Lemos lança nesta quinta-feira, dia 25, seu quarto livro dedicado ao público infanto-juvenil. O Menino Árvore trabalha uma narrativa lúdica e poética para contar a história de um menino que era árvore e, por isso, era diferente dos outros. Depois de muito caminhar, o menino árvore descobre que a diferença está nos olhos de quem vê, e que ser quem realmente é vai ser sempre mais importante.

O Menino Árvore é o quarto livro infanto-juvenil do autor, que já tem Meninos sem sombra, Suspiro e Juca e a Brisa em seu currículo. Lemos trabalha temáticas necessárias e pouco usuais na literatura infanto-juvenil, como morte, abandono e marginalização social, buscando sutileza e linguagem próprias à infância.

menino arvore
Foto: Divulgação

— Meu desejo era falar sobre todas as pessoas que acabam abandonando sonhos e mudando quem são pelo que os outros falam. Aí lembrei da expressão “podar o outro”, e assim nasceu o menino que era árvore, que foi podado. Escolhi trabalhar esse livro de forma muito poética, com versos simples que conversem bem com a infância, assim ele pode permear um grande público — diz Lemos sobre a nova obra.

O lançamento da obra antecipa as comemorações pelo Dia Nacional do Livro em Itajaí, que é celebrado em 29 de outubro, e terá atividades no Sesc da cidade. Durante a tarde, o momento é dedicado para as crianças de escolas, que vão poder interagir com a obra, assistir à contação da história e participar de experiências sensoriais preparadas pelo autor. Completa a programação o espetáculo musical Primeiros Passos, Primeiras Notas, também destinado ao público infantil. A peça apresenta de forma lúdica canções e conceitos musicais com objetivo de despertar o interesse de crianças pela arte.

Foto: Divulgação

SOBRE O AUTOR

Rodolfo Lemos é ator, diretor e escritor. Em 2009 iniciou estudos e carreira no teatro, no mesmo momento em que passou a flertar com a escrita. Desde então passou pelos grupos Anchieta Arte Cênica, Cia de Teatro Bagagem Cênica, Grupo Ilustríssimos Senhores, e, desde de 2013, integra o Grupo Risco de Teatro ao lado de Rafael Orsi de Melo. Já ministrou oficinas de teatro, dirigiu espetáculos e participou de diversos eventos e festivais nacionais. Tem ainda no currículo a coordenação dos Festivais Itajaí em Cartaz e Festival de Teatro Toni Cunha.

Serviço

Lançamento do livro O Menino Árvore, de Rodolfo Lemos
Sesc Itajaí (Rua Almirante Tamandaré, 259, Centro)
14h
O livro pode ser adquirido no local por R$ 20

Confira as livrarias parceiras do Clube NSC.

Leia também:

Um livro, um mestre e a espiritualidade nos ajudam a enfrentar nossa própria escuridão