Especial e gourmetizado, o café se firma como uma das bebidas prediletas dos catarinenses

Foto de família no shopping - Foto divulgação

Foto divulgação

Apresentado por Almeida Junior

Descoberto no continente africano, o café ganhou fama na mesa do brasileiro em diversos momentos do dia a dia. Nos últimos anos, a bebida também foi alçada a um posto de destaque até então visto somente em outros países. A gourmetização dos grãos, as variações na hora de servir e a experimentação com outros ingredientes, assim como a abertura de cafeterias, fez com que nosso paladar expandisse ainda mais.

Os cafés se tornaram um ponto de encontro que vai além de uma passagem rápida após o almoço, permitindo reuniões de trabalho, bate-papo com os amigos ou uma pausa na correria da rotina. Os frequentadores dos shoppings Almeida Junior encontram diversos espaços destinados à bebida com infinitas possibilidades de consumo. Com três operações nos shoppings da companhia, o Café Cultura é precursor neste sentido no Estado. Quando o norte-americano Joshua Stevens, barista e criador da franquia, chegou ao país, a bebida ainda estava no estágio de um simples cafezinho. Sem grife e sem a preocupação que hoje o consumidor busca e exige.

– Nós trouxemos desde o início os cafés diferenciados, com produtos gourmet. Sempre tivemos vontade de colocar coisas novas no cardápio. Oferecemos para os clientes os mais variados tipos, desde o descafeinado, sucesso entre a turma fitness, até aqueles com creme, chocolate e caramelo – enumera Stevens, que mantém unidades no Nações Shopping, em Criciúma, no Balneário Shopping, em Balneário Camboriú, e no Continente Shopping, na Grande Florianópolis.

Provar um cafezinho para relaxar entre uma compra em uma loja ou uma sessão de cinema se tornou uma experiência cada vez mais prazerosa, em qualquer estação do ano. Segundo os últimos dados da Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic), o consumo da bebida aumentou 3,48% entre novembro de 2015 e fevereiro de 2016 num total de mais de 20,5 milhões de sacas.

O barista do Liquori, no Garten Shopping, em Joinville, Eduardo Scorsin, destaca que, além do blend especial com grãos do Paraná, Minas Gerais e São Paulo, as versões geladas fazem sucesso, principalmente, nas estações mais quentes.

– Os drinques e coquetéis são bastante variados. Para o verão, temos, entre outras novidades, criações como o Verona, uma bebida que leva café e concentrado de guaraná, e confere, além da refrescância, bastante energia – destaca.

A abertura do paladar brasileiro foi uma oportunidade que o cafeicultor mineiro Otavio Junior viu depois de se mudar para Santa Catarina. Desde 2012, no Continente Shopping, ele comanda o Grãos do Brasil.

– Mesmo criado em uma família cafeicultora, só descobri as possibilidades dos cafés especiais depois que trabalhei em navios mundo afora. Quando voltei, quis entender porque nossos melhores cafés iam para fora do país. O que fizemos foi reunir em nossas criações um café especial, nem convencional nem gourmet, com sabor e aromas diferentes, específicos – revela, garantindo a experiência de provar a bebida no Continente Shopping.

Neste sentido, os frequentadores do Balneário Shopping contam com a possibilidade de provar, exclusivamente em Santa Catarina, as bebidas avalizadas pela grife da Havanna Café, acompanhadas de sua famosa linha de alfajores premium. Em Blumenau, outros espaços, já clássicos para apreciar a bebida em diferentes formas, são o Rei do Mate, com seus cafés gelados – um dos destaques é o Cappuccino Shake Creme de Avelã com Cacau –, no Neumarkt Shopping, assim como a Sociedade do Café, no Norte Shopping, que carrega em sua história três gerações associadas à torrefação e a moagem.

No menu, variedades da bebida surgem em versões quentes, geladas e alcoólicas. Para agradar não somente os adultos, as crianças também são contempladas com uma criação específica para elas. Definitivamente, o café está em nosso dia a dia.