Especialista dá dicas de como se portar na festa da empresa

Foto: Pixabay

O final de ano chegou, e com ele as comemorações corporativas. Mas afinal de contas, você sabe o que pode e o que não pode nessas ocasiões? Pensando nisso Maria Inês Borges da Silveira, consultora de comportamento profissional, etiqueta social e internacional, preparou algumas dicas. Segundo ela, a primeira coisa que deve ser lembrada é que esse tipo de ambiente requer uma imagem profissional, por isso, primor não só no visual como no comportamento são fundamentais.

— Nas empresas é muito comum reunir colaboradores e funcionários para festejar ou comemorar conquistas e datas especiais. Por conta disso, é importante que o comportamento seja adequado para não comprometer a sua imagem —, explica.

Leia também: Veja como driblar erros que podem lhe prejudicar numa entrevista de emprego

Participe, compartilhe e celebre esse momento sem excessos. Lembre-se que a primeira impressão é a que fica. Mulheres devem se vestir de forma discreta, evitando, por exemplo, grandes decotes, saias muito curtas ou justas. Já os homens têm menos complicações, mas é bom evitar bermudas, chinelos, roupas justas demais e camisetas. É importante, também, observar o estilo da festa para escolher o visual mais adequado. Ainda segundo a especialista, é bom respeitar os horários de início e termino da festa, não ser o último a sair.

Outro evento que acontece nessa época do ano é o famoso “amigo secreto”, nesse caso o importante é seguir as normas estabelecidas de valor e evitar presentes que deem motivos para gozação ou brincadeiras. Na hora da festa, aproveite para compartilhar momentos leves, evite falar de trabalho.

— É um momento de confraternização entre colegas. Aproveite para se divertir, mas sem extrapolar —, finaliza.