Estética masculina: por que não?! Cada vez mais, a rapaziada está antenada nos cuidados da saúde

Foto freepik.com

Se você ainda tem aquele pensamento que homem não precisa se cuidar, e que o mínimo que se tem que fazer é tomar banho e cortar o cabelo uma vez por mês, é melhor rever os seus conceitos. A época dos “homens das cavernas” já foi, amigão! Cada vez mais, a rapaziada está antenada nos cuidados da saúde e estética para aumentar a autoestima e se sentir bem consigo mesmo. Isso não sou só eu que afirmo.

Uma pesquisa realizada pela Euromonitor Internacional revela que 45% dos entrevistados se mostram vaidosos com a sua aparência, 54% tratam dos cabelos em locais especializados, como barbearias, e 40% frequentam regularmente consultórios de dermatologistas. Outra pesquisa, esta pela Google BrandLab, mostra um dado curioso. Houve um aumento de 44% no número de visualizações de vídeos voltados à estética masculina no Youtube, desde 2017.

Não sei se você lembra de que há alguns anos, nós homens íamos a barbearias simples, pedíamos praticamente o mesmo corte de cabelo e aparávamos a barba sem muita preocupação com o estilo e desenho. Hoje, essa realidade é bem diferente. A explosão de barbearias premium, aquelas que o serviço é especializado nas tendências de corte de cabelo e barba mais modernas e atuais, além de cuidados especiais como pigmentação da barba, é prova disso.

Tudo em um ambiente dito masculino, com videogames, TV a cabo particular e aquela cerveja gelada. Os amigos Romulo Avilez e Cristiano Fernandes Gerber, donos da Barão da Navalha do Centro da Capital, a barbearia que eu frequento, revelam que o público está cada vez mais exigente e que a procura na barbearia por produtos de cosméticos voltados para os homens, é uma crescente e que hoje a rapaziada quer muito mais do que barba, cabelo e bigode.

Por falar em cosméticos, nosso País é uma potência na fabricação de produtos voltado ao público masculino, ficando em quinto lugar no ranking mundial.

– O homem está cada vez mais vaidoso e explorar todas essas potencialidades para melhorar a autoestima e autoconfiança do público masculino só traz benefícios – afirma o dentista Alexandre Degering que, percebendo esse movimento entre os homens, abriu um centro de estética para serviços exclusivamente masculinos, a EEMI Estética.

Fui convidado a experimentar alguns dos serviços da clínica, que conta com tratamento capilar e de pele, podologia, fisioterapia desportiva e spa. Adorei! Fiquei impressionado com a gama de possibilidades de tratamentos e como os serviços são focados na realidade masculina.

Foto freepik.com

Procedimentos invasivos também tem uma alta procura. Cirurgias plásticas como lipoaspiração, abdominoplastia e até próteses de silicone estão em alta entre a galera que quer ficar em forma para o verão. Outros procedimentos como a aplicação de toxina botulínica para a eliminação de rugas ou o remodelamento facial com ácido hialurônico, por exemplo, tem grande procura por homens que se cuidam. Há um ano, eu decidi encarar o pavor de agulhas e realizar a aplicação de ácido hialurônico para as olheiras e na região dos ossos zigomáticos (as famosas “maçãs do rosto”) com o dentista Diego Aguiar.

Achei absolutamente fantástico como meu rosto modificou para melhor. Como as vezes trabalho com fotos, minha expressão facial ficou mais marcada e mais máscula. Outra grande questão resolvida, foi a solução para um trauma que tinha, por achar que tinha olheiras muito fundas. Meu rosto ficou mais harmonizado e eu me senti mais confiante! De todas as formas, o homem tem e deve se cuidar. Não é só uma questão de aparência, ou simplesmente cuidar do externo. É uma questão de saúde!

Sentir-se bem, são as palavras de ordem. Você não deixará de ser menos homem se cuidar da sua estética. Ter confiança, autoestima e se sentir bonito não faz mal a ninguém. Só recomendo!

Mais de Guigo Fernandes:
Confira um guia prático sobre trajes masculinos
Como se tornar mais atraente para as mulheres?
Os benefícios da cerveja na saúde do homem