Dez coisas que você pode esperar ao estudar no exterior

Foto: Divulgação

A decisão de estudar no exterior geralmente é difícil, e embora certamente haja aspectos assustadores, um intercâmbio ou mesmo cursos realizados em outro país, podem ser grandes adições para o currículo e refletir de forma única e positiva na carreira. Para ajudar os que ainda estão em dúvida sobre a decisão de estudar em um país estrangeiro, separamos dez coisas que se pode esperar ao estudar no exterior. Veja abaixo:

1.Wanderlust

Ao escolher estudar em um país estrangeiro, você está se inscrevendo automaticamente para um desejo infinito de viajar e explorar. Assim que o primeiro impacto da chegada passar, e você começar a conhecer um novo país, desenvolverá um grande interesse em explorar novos lugares e viver novas aventuras.

2. Conhecer novas pessoas

Este é provavelmente um dos pontos mais valiosos. Mudar para um novo lugar e conhecer o país envolve conhecer novas pessoas que estão passando por algo semelhante. Sim, você sentirá falta da sua família, mas conhecerá pessoas em quem confiar, passando por descobertas juntos. Isso aproxima as pessoas e essas são conexões que para a vida toda.

Leia também: Quer trabalhar e estudar no exterior? Conheça as regras de seis países diferentes

3. Responsabilidade

Quer goste ou não – se mudar para um lugar novo, faz com que você aprenda a cuidar de si mesmo e ser responsável por suas ações. Você será forçado a deixar de lado ter os pais sempre por perto e terá que descobrir como lidar com situações por conta própria.

4. Menos preconceito e mais compreensão

Ao se mudar para um novo país, as chances são de que você irá encontrar muitas pessoas com diferentes origens. Ao interagir com eles e crescer juntos, você desenvolverá uma compreensão de diferentes nacionalidades e suas tradições.

5. Confiança

Compreender a cultura e conhecer pessoas em todo o mundo não só faz com que você tenha uma mente mais aberta, mas também é um bom começo para conversas. Ao ter que interagir com outras pessoas, é necessário deixar a timidez de lado e se aventurar em diferentes assuntos, o que pode contribuir e ampliar os nossos conhecimentos e visões de mundo.

6. Idioma

Esse é um dos principais fatores que levam os estudantes a procurarem um curso no exterior. Ao ter contato com um idoma diariamente, com dedicação, são grandes a chances de sair afiado em uma nova língua.

Leia também: Oito dicas para organizar a mala

7. Networking

Tendo estudado em um ambiente internacional – onde quer que esteja no mundo, há pelo menos um amigo que está na mesma cidade que você. Encontre-se com seu velho amigo, amplie suas visitas turísticas, peça por sugestões e mostrem a cidade através da perspectiva local um do outro. Ter amigos ao redor do mundo, abre muitas possibilidades.

8. Planejar com antecedência

Para equilibrar as tarefas, os testes, o trabalho em grupo e as viagens, é preciso ser um bom planejador. Você notará que, ao planejar suas viagens, você terá que concluir as tarefas com mais antecedência, para que a ida ao país vizinho não atrapalhe o seu calendário de estudos.

9. Conheça a nostalgia

Você desenvolverá sentimentos por esse novo lugar. Do ônibus que pega todos os dias para ir à escola, a rota em que você anda todos os dias, o cheiro fresco e frio da rua no inverno, até o cheiro de grama recém-cortada no verão. Cada canto ou lugar por onde passou durante esse período no exterior, terá um significado especial ao retornar para a casa.

10. Aproveite a jornada!

No final, você irá perceber que estudar no exterior não é apenas estudar em outro país. É sobre crescer e descobrir a si mesmo, o mundo e fazer amigos que duram a vida toda. Você vai perceber o quanto amadureceu neste país estrangeiro. Portanto, certifique-se de abraçar a oportunidade e aproveitar cada parte desta jornada!

* Fonte: Ecole Hôtelière de Lausanne (EHL)