Estudo aponta que oito em cada nove influenciadores fitness dão conselhos ruins

Pesquisa mostra que, em diversos casos, “fenômenos” da internet falham em informações nutricionais e na explicação de metas e consumo de calorias

Foto: Divulgação

Influenciadores fitness ensinando como perder peso e se alimentar corretamente são facilmente encontrados nas redes sociais, alguns com milhões de seguidores. O que o público não sabe é que a maioria não está preparada para falar do assunto, conforme pesquisa da Universidade de Glasgow, no Reino Unido. Segundo o estudo, oito em cada nove dessas celebridades digitais dão conselhos ruins. As informações são de O Globo.

Para chegar a esta conclusão, o trabalho focou em influenciadores britânicos que dão dicas sobre dietas e condicionamento físico. Os pesquisadores observaram os mais populares exemplos do país, atentos se as alegações de saúde e de dieta feita por estas pessoas eram confiáveis e nutricionalmente sólidas, com referências baseadas em evidências.

Por atingirem um público extremamente amplo, uma das autoras do estudo, Christina Sabbagh, afirma que blogueiros e blogueiras podem ser prejudiciais a quem está exposto aos seus conteúdos.

— Descobrimos que a maioria dos blogs não pode ser considerada uma fonte confiável de informações sobre o controle de peso, já que muitas vezes apresentam opiniões como se fossem fatos e não cumprem os critérios nutricionais do Reino Unido — disse a cientista ao jornal The Independent.

Os resultados, apresentados em um congresso sobre obesidade, mostram que, em diversos casos, os “fenômenos” da internet falharam ao fornecer informações nutricionais e explicar os critérios de metas e consumo de calorias que adotaram. As análises mostram que os influenciadores fazem sugestões baseadas na opinião pessoal, e não em evidências cientificamente comprovadas.

Leia também: 

Fim dos likes? Instagram fará teste para esconder curtidas em fotos e vídeos

Saiba como a catarinense Alice Matos transformou a paixão pelo mundo fitness num negócio milionário

Aprenda a fazer um omelete fitness rápido e delicioso