Evento em Florianópolis celebra 50 anos da Revolta de Stonewall, movimento do ativismo LGBTI+

Foto: Divulgação

A Acontece – Arte e Política LGBTI+ e o Aplicativo Nohs Somos promovem nesta sexta-feira, dia 28 de junho, o evento 50 anos de Stonewall – Floripa Resiste. A data é alusiva ao Dia Internacional do Orgulho LGBTI+, celebrada em diferentes países do mundo, marcando décadas do Movimento de Resistência de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexuais na luta por seus direitos.

É a primeira vez que Florianópolis celebra a data em um evento desta proporção. As atividades acontecerão no Square Lab, centro de Florianópolis, com programação das 14h às 22h, incluindo rodas de conversas, apresentação de dança, teatro, circo, performances, shows e estandes de serviços e arte.

O Stonewall é uma oportunidade de divulgar também o aplicativo Nohs Somos, que promove segurança e assistência às pessoas LGBTI+. A idealização e o planejamento do app é de um grupo de Florianópolis e o projeto está na etapa de financiamento coletivo. A startup deu início a uma vaquinha online e terá até 8 de julho para arrecadar o valor estipulado de R$ 88 mil. A versão beta do app será lançada em outubro e a previsão de lançamento nacional é no primeiro semestre de 2020.

O aplicativo usa a tecnologia como ferramenta de apoio entre os usuários. São duas principais interfaces: na primeira, quando o usuário estiver em perigo, pode acionar o botão do pânico. Sua localização e as principais informações são enviadas para as pessoas próximas e seus amigos cadastrados, que podem prestar assistência e chamar a polícia. Na segunda, há um mapa de segurança que mostra os lugares amigáveis e também eventos, estabelecimentos e profissionais LGBTIs e simpatizantes. Além disso, é possível identificar no mapa se existem relatos de LGBTIfobia em alguma rua, por exemplo, ou antes de ir a um estabelecimento, informar-se quanto às avaliações que aquele local já teve sobre a receptividade e respeito ao público LGBTI.

 

Idealização reuniu pessoas da comunidade

O aplicativo foi idealizado por cinco amigos que compõem a startup — os arquitetos Bruno Jordão e Hottmar Loch, a designer Nadyne Garcia, o jornalista Felipe Figueira e o desenvolvedor Douglas Gimli. A concepção do projeto teve início em março e reuniu diversas pessoas da comunidade LGBTI+, que foram convidadas para reuniões de cocriação, em que eram debatidos os problemas que cada um enfrenta e quais melhorias poderiam ser agregadas ao app.

A Cheesecake Labs, empresa com raízes no Vale do Silício e que entende de iniciativas de impacto social, irá desenvolver o aplicativo e custear parte do projeto. “É pelo embasamento nos valores e seriedade da Cheesecake Labs, com bagagem de mais de 100 produtos e aplicativos criados em seis anos de experiência, que formamos essa parceria para a concretização do Aplicativo Nohs Somos. Esta parceria é, ainda, um grande motivador para nós por estar sintonizado com o nosso valor de respeitar as pessoas e abraçar as diferenças”, diz Caroline Schmitz, diretora de gestão de pessoas da companhia.

 

Programação

14h – Abertura Feira LGBTI+ | DJ Hudson Pereira
15h – Mesa: Representatividade no Esporte
16h – Mesa: Conselho Municipal LGBTI+
17h – Mesa: Orgulho e Resistência – Entre Stonewall e Brasil
18h – Cia Fundo Mundo (circo) | House of Sorceress (dança)
18h30 – Samba das Yabás – Elaine Sallas e Tay Muller (música)
19h – Bettina Bolt e Julie (música)
19h20 – Rohmanelli: Lançamento do clipe Macho Discreto (música)
19h30 – Raphael Warlock (música)
20h – Johnny Beng (música)
20h30 – Katy Uabba: Lançamento do vídeo Dançando de Maiô (música)
20h40 – DJ Lirous K’yo.

Serviço

O quê: 50 Anos de Stonewall – Floripa Resiste
Quando: 28 de junho (sexta-feira), das 14h às 22h
Onde: Square Lab (Rua Saldanha Marinho, 196 – Centro, Florianópolis/SC)
Realização: Acontece – Arte e política LGBTI+ e Aplicativo Nohs Somos
www.facebook.com/events/606308193112572/
A partir das 22h, after party nos bares do Baixo Centro – Victor Meirelles.