Excesso de peso nas mochilas prejudica a postura das crianças

mochila
Foto: PIxabay/Banco de Imagens

Com o início do ano letivo batendo na porta, é hora dos pais se preocuparem com a compra do material escolar, uniforme e mochilas. Eis aí um grande impasse com as crianças. Enquanto elas querem aquela que está moda, os pais precisam levar em consideração a resistência e o conforto.

Você sabe qual o peso ideal de uma mochila escolar? De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o uso inadequado de mochilas é um dos motivos que levam 85% da população a sofrer com dores nas costas. Para não prejudicar a coluna das crianças, o ideal é que o peso não ultrapasse 10% do peso corporal. Esta recomendação é da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia.

Leia também: Movimento nas redes sociais pede mais empatia a crianças com deficiência

O papel dos pais é conscientizar as crianças de que não é necessário carregar diariamente todos os materiais, livros, cadernos, canetinhas e lápis de cor. Alguns colégios já disponibilizam armários para que os alunos não precisem andar com mochilas cheias.

— Cada sala conta com um armário, as professoras armazenam os materiais e disponibilizam aos alunos antes das atividades. Dessa forma, eles carregam o mínimo de peso nas mochilas e levam para casa apenas quando há deveres — explica a coordenadora da educação infantil do Colégio Energia Florianópolis, Clélia Seara.

Leia também: Noites bem dormidas melhoram desempenho acadêmico de crianças e adolescentes

Infelizmente nem todas as escolas contam com esse tipo de apoio aos estudantes, nestes casos os pais precisam ficar atentos ao peso e estrutura das mochilas. Preste atenção nessas dicas para fazer uma boa escolha:

>>  Escolha modelos com alças reforçadas e acolchoadas, pois elas distribuem o peso e sustentam melhor o acessório;

>>  Atenção a posição correta da mochila: deve ficar encostada na altura da lombar;

>>  Os modelos com rodinha são a melhor opção quando a criança precisa carregar muitos materiais, porém o ideal é que não haja muitas escadas.