
Florianópolis lidera o ranking das capitais do país com maior número praticantes de atividade física e alimentação saudável. Seguindo esse contexto, as gestantes buscam esse estilo de vida nessa fase tão importante da mulher.
Mas e aí? A atividade física é permitida na gestação? A pergunta é simples e a resposta bastante complexa! A gestação é uma fase muito esperada pela maioria das mulheres, e muitos cuidados com a saúde devem ser redobrados. Erroneamente, muitas mulheres deixam de praticar atividade física por acreditar que se deve fazer o máximo de repouso possível. Porém, a atividade física supervisionada pelo educador físico, liberada e orientada pelo médico é sim muito bem vinda e melhora a qualidade de vida do binômio mãe-bebê.
O ideal seria a combinação de atividades aeróbias envolvendo grandes grupamentos musculares e atividades que desenvolvessem força para determinados músculos.
Como ganho adicional ao estilo de vida saudável na gestação, merecem destaque o ganho de peso adequado, a diminuição de doenças como o diabetes gestacional e a pressão alta específica da gestação, a melhora do condicionamento cardiovascular, a diminuição dos edemas e dores articulares e lombares, a melhora na qualidade do sono, além de diminuir a necessidade de realização de cesariana com auxílio no fortalecimento perineal, tão importantes para o parto.
As iniciantes devem optar por atividades como caminhadas, hidroginástica; natação; ioga; bicicleta e exercícios de alongamento. É sempre importante respeitar os limites de cada mulher e proporcionar conforto e bem estar, sem modismos.
Leia mais:
DIU de cobre: uma opção de contracepção não hormonal
DIU: dói para colocar? A menstruação acaba? Quanto tempo dura? Tire todas as suas dúvidas
Mulheres adotam métodos contraceptivos não hormonais para fugir dos efeitos das pílulas