Exercícios garantem vida saudável na gestação

Foto: Pexels
Por Dra. Luísa Aguiar da Silva, da Clínica Urogine

Florianópolis lidera o ranking das capitais do país com maior número praticantes de atividade física e alimentação saudável. Seguindo esse contexto, as gestantes buscam esse estilo de vida nessa fase tão importante da mulher.

Mas e aí? A atividade física é permitida na gestação? A pergunta é simples e a resposta bastante complexa! A gestação é uma fase muito esperada pela maioria das mulheres, e muitos cuidados com a saúde devem ser redobrados. Erroneamente, muitas mulheres deixam de praticar atividade física por acreditar que se deve fazer o máximo de repouso possível. Porém, a atividade física supervisionada pelo educador físico, liberada e orientada pelo médico é sim muito bem vinda e melhora a qualidade de vida do binômio mãe-bebê.

O ideal seria a combinação de atividades aeróbias envolvendo grandes grupamentos musculares e atividades que desenvolvessem força para determinados músculos.

Como ganho adicional ao estilo de vida saudável na gestação, merecem destaque o ganho de peso adequado, a diminuição de doenças como o diabetes gestacional e a pressão alta específica da gestação, a melhora do condicionamento cardiovascular, a diminuição dos edemas e dores articulares e lombares, a melhora na qualidade do sono, além de diminuir a necessidade de realização de cesariana com auxílio no fortalecimento perineal, tão importantes para o parto.

As iniciantes devem optar por atividades como caminhadas, hidroginástica; natação; ioga; bicicleta e exercícios de alongamento. É sempre importante respeitar os limites de cada mulher e proporcionar conforto e bem estar, sem modismos.

Leia mais:

DIU de cobre: uma opção de contracepção não hormonal

DIU: dói para colocar? A menstruação acaba? Quanto tempo dura? Tire todas as suas dúvidas

Mulheres adotam métodos contraceptivos não hormonais para fugir dos efeitos das pílulas

Dra. Luisa Aguiar
Luísa Aguiar da Silva Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela AMB Especialista em Uroginecologia pela Unifesp Professora da disciplina Materno Infantil da Universidade do Sul de Santa Catarina Proprietária junto com a Dra Raquel Aguiar – minha mãe – da Clínica Urogine