Quatro experiências para vivenciar nas férias de julho na Costa Verde & Mar

Agencia Laelia, divulgação

As férias de julho, por ser um período curto de recesso, são um ótimo período para visitar destinos dentro do país. A Costa Verde & Mar, em Santa Catarina, é uma das opções mais procuradas, por mesclar atrativos no interior e no litoral. Para quem está planejando conhecer a região turística, selecionamos atrativos do Tour de Experiências, que propõem a vivência e conhecimento das culturas locais:

Natureza:

Quer respirar ar puro e ficar mais próximo da mata nativa? Uma opção é praticar o ecoturismo pela região da “cauda da baleia”, com um tour 4×4 por mirante em 360 graus, passando por costões rochosos e até por uma praia quase deserta. Quem quiser focar na cultura do passeio ecológico, pode escolher um passeio de buggy que percorre as principais praias e pontos turísticos da região. E quem não abre mão de uma caminhada e ainda mais proximidade com a natureza, pode fazer uma trilha guiada pela mata atlântica, passando por cachoeira e áreas quase intocadas da região. Ou até mesmo contar com uma caminhada guiada por principais monumentos turísticos, praias, pontos artísticos e culturais do litoral.

Local das práticas: Balneário Camboriú, Bombinhas e Penha

Artesanato:

Roger Bhally, divulgação

Esta atividade é recomendada para todas as pessoas. No Tour de Experiências da Costa Verde & Mar será possível fazer modelagem com argila, produzir bonecos, fantoches, bordado, entre outros. Entre as oficinas é possível ainda aprender artesanato com objetos naturais da região como escama de peixe, conchas e cerâmica. Os interessados ainda podem aprender a montar a boneca Bayomi, tradição da comunidade quilombola. E os mais habilidosos podem ainda aprender a fazer a sua própria cerâmica acompanhado de artista referência na área.

Locais das práticas: Balneário Camboriú, Bombinhas e Porto Belo

Gastronomia:

Saramento´s Chocolate, divulgação

Quer viajar pelo paladar? Na Costa Verde & Mar as experiências são diversas. Há opções para quem busca algo mais natural, com almoço orgânico servido com alimentos colhidos pelos próprios visitantes em sítio local. Também é possível degustar um típico café colonial orgânico e aprender mais sobre o poder das ervas, podendo até produzir um souvenir com as folhas essenciais para o seu cotidiano. Se a opção é uma refeição mais sofisticada, uma chef renomada dá aula em cozinha de restaurante e ensina a fazer desde prato principal até sobremesa, passando pela aprendizagem da escolha dos melhores ingredientes. Para quem não dispensa um doce, é oferecida visita à fábrica de chocolate com produção artesanal. E aqueles que querem degustar os melhores alimentos em ambientes especiais, podem escolher a petiscaria decorada com temas marinhos ou uma pizzaria que “transporta” o visitante a um pedaço da Itália.

Locais das práticas: Balneário Piçarras, Camboriú, Itapema e Porto Belo.

Degustar e produzir:

Foto: Divulgação

A produção artesanal de bebidas é também uma arte que atrai muitos visitantes. No Tour de Experiências da Costa Verde & Mar os turistas poderão conhecer de perto o processo de fabricação de cervejas e degustar vários sabores e estilos que mesclam a produção tradicional com sabores típicos da região. Já os amantes de vinho podem conhecer um casarão no interior especializado na produção secular, acompanhar todo processo de fabricação, envase em barril e, por fim, degustar sabores exclusivos.

Local das práticas: Itajaí

Gostou das opções? Confira detalhes dos contatos, horário de realização das práticas e agendamento aqui.

Leia mais:
Trabalhe em vinhedos de Portugal em troca de hospedagem, alimentação e conhecimento
Turismo: 10 opções diferentes para vivenciar experiências em Santa Catarina
10 destinos de turismo religioso para conhecer no Brasil