Registros da Rússia são tema da primeira exposição do fotojornalista Diorgenes Pandini

Foto: Diorgenes Pandini

Um ano após viver intensamente a Copa do Mundo na Rússia, o fotógrafo Diorgenes Pandini revisita seus arquivos fotográficos dos 36 dias de cobertura e reencontra um outro país. Os registros são nada mais que um caderno de anotações visuais. As fotos escolhidas, os parágrafos mais importantes.

As 20 imagens são resultado de um fotografar compulsivo que busca partes de uma Rússia, escondida atrás dos festejos da copa do mundo. A mostra tem curadoria de um dos nomes mais importantes para a fotografia na arte em Santa Catarina. Lucila Horn é artista, curadora, produtora e responsável pela organização do Festival de Fotografia Floripa na Foto e coordenadora do Núcleo de Estudos em Fotografia e Arte (NEFA).

Diorgenes Pandini é natural de Itajaí, SC, fotojornalista da NSC Comunicação. Essa é a primeira mostra individual do autor que aos poucos transita entre o mundo do jornalismo e da arte. Já participou de exposições coletivas do BC Foto Festival por dois anos (2017/2018), também do Floripa na Foto (2019) e do Foto em Pauta (MG), 2019.

Com oito anos no fotojornalismo catarinense, participou de algumas coberturas marcantes: foi a Medellín, na Colômbia, cobrir e acompanhar um dos momentos mais tristes da história do esporte mundial, a queda do acidente do avião da Chapecoense. A carreira como fotojornalista se iniciou no jornal A Notícia, em Joinville. Três anos depois, no início de 2015, foi transferido para o Diário Catarinense, onde atua até hoje.

Exposição

As obras serão expostas de 25 de julho a 23 de agosto de 2019, na sala Paulo Gaiad da Fundação Cultural Badesc, espaço importante para cultura em Santa Catarina, no centro de Florianópolis. Depois desse período, a expirar circula por outras cidades do estado, como Joinville, Itajaí, Balneário Camboriú e Blumenau.

A exposição acontece através de um financiamento coletivo, o fotojornalista já arrecadou  60% dos custos da mostra. Mais de 40 pessoas já contribuíram para a realização do projeto. No site Vakinha.com.br é possível contribuir com qualquer valor até o dia 30 de julho.

Leia mais:

Fotógrafa estreia exposição sobre amor em Florianópolis

Quilting, técnica de costura decorativa, é tema de exposição em Florianópolis

Exposição apresenta fotos premiadas na 25ª Maratona Fotográfica de Florianópolis