Abertas inscrições para artistas visuais exporem a sua arte na Capital

foto divulgação

Estão abertas as inscrições para cadastramento de propostas de artistas visuais para exposições temporárias, para 2019 e primeiro semestre do ano de 2020, em três espaços expositivos em Florianópolis:

– Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti

– Galeria de Arte do Mercado Público – Sala José Cipriano da Silva

– Mural da Cultura – Mercado Público de Florianópolis

Os interessados poderão se inscrever gratuitamente até 01 de julho de 2019, observando as especificações de cada um dos editais.

As informações detalhadas dos editais podem ser conferidas no site da Prefeitura da Capital.

Abaixo, um pouco mais sobre os espaços, importante incentivo para a cultura local.

Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti

A Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti foi inaugurada em 2004 e possui como objetivo promover exposições e debates sobre a arte contemporânea, dando oportunidade para os artistas comporem o calendário de exposições e de eventos de artes visuais, e permitindo que o público visite e conheça as obras gratuitamente.

A Galeria é administrada pela Prefeitura de Florianópolis por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude e da Fundação Cultural Franklin Cacaes e da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes. O prédio está localizado na Praça XV e abriga também o Arquivo Histórico do Município, no térreo, e o Memorial Meyer Filho, no pavimento superior.

A visitação à galeria pode ser feita de segunda a sexta-feira das 13h às 19h e a entrada é gratuita.

Galeria de Artes do Mercado Público – Sala José Cipriano da Silva

A Galeria de Artes do Mercado Público foi lançada em agosto de 2017 pela Prefeitura de Florianópolis e tornou-se o primeiro espaço para a exposição de artes em um mercado público no Brasil. Está localizada no piso superior do Mercado Público. A ponte onde se situa a galeria data de 1928, e foi construída durante a ampliação do Mercado como forma de ligar as duas torres.

O espaço já foi sede do restaurante Pirão, e após alguns anos sem utilização, em 2015, passou a ser a “Sala de Atos” da Prefeitura de Florianópolis. Em 2017, foi cedido para a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude que fez da sala uma galeria com objetivo de promover a cultura popular e os artistas locais. Com a Lei 10363/2018 a sala passa a ser denominada “Sala José Cipriano da Silva”.

A Galeria de Artes do Mercado Público fica aberta para visitação de segunda a sexta-feira das 13h às 19h, e aos sábados das 10h às 14h. A entrada é gratuita.

Mural da Cultura

O Mural da Cultura situa-se na circulação interna da Ala Norte do Mercado Público de Florianópolis e foi inaugurado em agosto de 2015. Desde então recebe exposições temporárias selecionadas por editais ou através de convite ao artista.

Já foram expostas obras de Ana Carmolinga, Cipriano, Estela Ramos e Kelly Taglieber, Paulo Gaiad, Laércio Luiz, Juliana Crispe, entre outros. O espaço expositivo é voltado à divulgação da produção de artistas de Florianópolis em local de grande circulação de público. A visitação pode ser feita de segunda a sexta das 8 às 19 horas e aos sábados das 9 às 14 horas.

Mais:
Abertas as inscrições para artistas que queiram integrar a Maratona Cultural de Florianópolis
Cauã Reymond fala de sua relação com Santa Catarina e sobre a exposição nas redes sociais