Faça você mesmo: veja dicas fáceis de decoração para o Halloween

O Halloween é celebrado no Brasil há alguns anos e hoje as opções de decoração ganham as vitrines das lojas especializadas. Mas você pode aproveitar o que tem em casa e abusar da criatividade pra criar um clima de Dia das Bruxas para uma festinha em casa.

Diferente do que se imagina, a origem do Halloween não está nos Estados Unidos. A celebração começou no Reino Unido na véspera do Dia de Todos os Santos. Também não havia o hábito de pedir doces, como atualmente ocorre especialmente nos EUA. Era uma festa pagã em memória dos mortos que durava três dias. Porém, entre os anos de 1500 e 1800, de acordo com reportagem da BBC, o Halloween começou a ficar parecido com o que é hoje. As crianças que participavam da festa iam de casa em casa cantando e rezando pelas almas. Foi nos EUA que a distribuição de doces se tornou tradição nesta data.

Agora, vários países celebram o Halloween que perdeu o significado original e virou apenas uma festa de brincadeiras. Agora vamos às ideias de decoração simples que você pode fazer em casa, sugeridas pela nossa colunista Roberta Dalsenter. E tem uma receita para o almoço de Dia das Bruxas:

Gelo de Aranhas

Vá até uma casa de festas infantis, compre um punhado de aranhas de plástico, lave-as
bem, distribua nas formas, complete com água, leve para o freezer! Use para gelar
drinques, as crianças vão curtir!

Bolo assustador

Um bolo simples de chocolate coberto por uma calda com corante vermelho ganha a cara do Halloween de uma forma muito fácil: basta colocar uma faca. É só improvisar. 

Morceguinhos de cartolina

Um molde de morceguinho, algumas folhas de cartolina (olhinhos que você pode comprar em lojas de armarinho) e pronto! Já tem um elemento que pode ser distribuído pela casa. As abóboras também fazem parte do charme.

Para as crianças

Os pequenos vão amar um almoço com a cara do Halloween. O macarrão com almôndegas é uma ótima opção. Uma fatia de azeitona sem caroço e uma lasca de queijo dão cara e forma à bruxaria.

ALMÔNDEGAS AO MOLHO

Ingredientes

500g de carne moída
1/2 xícara (chá) de farinha de rosca
1 colher (sopa) de farinha de trigo
1 ovo
1 colher (sopa) de salsa picada
Sal e pimenta do reino a gosto
1/2 xícara (chá) de azeite
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
1 1/2lata de molho de tomate
1 xícara (chá) de água

Direções: 
Em uma tigela, coloque a carne,a farinha de rosca, a farinha de trigo, o ovo, a salsa, pimenta do reino e misture até formar uma massa homogênea.
Modele bolinhas e reserve.
Em uma panela, coloque o azeite, a cebola, o alho e frite por 5 minutos ou até dourar.
Acrescente o molho, a água, sal e pimenta do reino e deixe ferver.
Junte as almôndegas e cozinhe por 15 minutos.
Retire e sirva.