Facebook e Instagram terão ferramentas de controle de tempo

Recurso deve ajudar usuários a gerenciarem quantas horas de seus dias são gastas nas plataformas

Facebook
Foto: Reprodução/ Facebook

O Facebook anunciou nesta quarta-feira (1º) que, em breve, ferramentas de controle de tempo estarão disponíveis nos aplicativos das duas principais redes sociais da empresa, Instagram e Facebook. A novidade havia sido revelada informalmente pelo CEO, Kevin Systrom, em maio, mas ainda não tinha data para lançamento.

Agora, a expectativa é que os recursos sejam liberados aos poucos a todos os usuários, sendo os norte-americanos os primeiros contemplados. O projeto é uma iniciativa da empresa em parceria com universidades e instituições de saúde e busca ajudar os usuários a entenderem quanto de seus dias são gastos nas plataformas.

“O tempo que as pessoas passam no Instagram e no Facebook deve ser positivo, inspirador e com propósito. Nossa ideia é que essas ferramentas deem às pessoas maior controle sobre a experiência delas nas plataformas. Desenvolvemos essas novas ferramentas com a colaboração de especialistas externos, uma extensa pesquisa própria e com o feedback da nossa comunidade”, comunicou a empresa em nota.

Foto: Reprodução/Facebook
Foto: Reprodução/Instagram

Com o recurso, os aplicativos terão um painel que irá mostrar quanto tempo o usuário passou na timeline durante os últimos sete dias. Também será possível criar um limite diário das duas redes sociais. Ao atingir o teto, o usuário receberá notificações informando que já passou tempo demais olhando para a timeline.

A rede social ainda irá informar métricas diárias, organizadas em gráficos, que comparam as datas de maior e menor utilização. Por ora, as ferramentas estarão disponíveis apenas para versão mobile e em um único dispositivo. Os dados não contemplam demais acesso, como, por exemplo, via navegador.

Leia também: 

Reação de avião no Facebook: rede social explica a origem do emoji

Reação de avião no Facebook? Novidade intriga usuários e gera memes

WhatsApp libera chamadas coletivas em áudio e vídeo

Instagram Stories terá reações rápidas como as do Facebook