FAM 2019 divulga nesta segunda-feira a lista dos filmes selecionados

Foram 1.164 filmes inscritos no festival, pelo terceiro ano consecutivo o número foi recorde e representa 47% a mais do que em 2018. As produções selecionadas serão exibidas de 26 de setembro a 2 de outubro

Foto: Divulgação/FAM 2018

O festival de cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM – chega em 2019 na 23ª edição recheado de novidades. Além da mudança de data, este ano o FAM volta a ter sete dias, será realizado de 26 de setembro a 2 de outubro e agora possui seis Mostras Competitivas. As já tradicionais Curtas Catarinense, Curtas Mercosul, Infantojuvenil, DOC-FAM, Videoclipe e pela primeira vez, a Mostra Longas Mercosul, que até então só exibia filmes convidados. A lista dos filmes selecionados será divulgada nesta segunda (15)  no site da Versar com exclusividade a partir das 14h.

Em 2019, o FAM será realizado em quatro locais diferentes do centro da capital catarinense. As sessões de cinema serão nas cinco salas do complexo Cineshow, no Beiramar Shopping e os ingressos já podem ser adquiridos no site ou bilheteria do cinema. Os ganhadores do Troféu Panvision e de mais de R$ 200 mil de premiação em produtos e serviços de empresas parceiras do Festival serão conhecidos na cerimônia de encerramento, em 2 de outubro, no Teatro Álvaro de Carvalho. O histórico teatro possui forte ligação com o audiovisual. A primeira projeção cinematográfica na cidade foi no TAC, em 1900. Oito anos depois, foi instalada no local a primeira sala fixa de cinema de Florianópolis.

Além desses novos espaços no centro da cidade, as atividades de formação do FAM serão no Museu da Escola Catarinense (palestras, painéis e o Rally Universitário Floripa 2019) e no Hotel Majestic Palace, na Avenida Beira-Mar, que sedia o Encontro de Coprodução do Mercosul – ECM 2019 – entre 29 de setembro e 1º de outubro e está com inscrições abertas até o dia 26 de julho.

– O FAM é um festival de cinema que figura entre os mais antigos do Brasil e leva o nome de Florianópolis para além do nosso continente. De tempos em tempos, fizemos o movimento de mudança e agora é o momento de retornar a espaços do centro histórico. Mais ambientes vão respirar o clima do cinema e assim vamos estar mais próximos do cotidiano da nossa cidade – diz Antonio Celso dos Santos, diretor-geral do FAM.

O FAM 2019 é organizado pela Associação Cultural Panvision e Muringa Produções Audiovisuais.

Mais sobre filmes:
5 dicas de filmes para despertar o interesse dos jovens em programação e tecnologia
Filme “Annabelle, De Volta para Casa” encerra a trilogia
Doze filmes fofos da Netflix para curtir no Dia dos Namorados