
Nesta quinta-feira, a pastora evangélica Damares Alves, Ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos do governo Jair Bolsonaro, causou polêmica em um vídeo que viralizou nas redes sociais. Em meio a um coro entusiasmado e entre aplausos, a ministra repete:
– Atenção, atenção: é uma nova era no Brasil. Menino veste azul e menina veste rosa –afirma energicamente nas imagens, captadas durante evento de data e local não especificados, mas que parecem ter ocorrido no mesmo dia de sua posse, na quarta-feira (2).
A fala da ministra repercutiu entre famosos, que se manifestaram nas redes sociais. Nas fotos compartilhadas no Instagram, homens aparecem usando rosa e mulheres, azul.
Visualizar esta foto no Instagram.
Como nós duas gostaríamos de estar agora… e eu amo usar azul 💙 #quecalor 🔥🌞
Entre as manifestações, alguns optaram por uma referência sutil ao tema, como a atriz Camila Queiroz, que escreveu: “eu amo usar azul”. Outros, como o estilista Alexandre Herchcovitch e a atriz Alice Wegmann, acompanharam suas publicações com um texto contestando a afirmação da ministra:
“Quase 6 milhões de crianças sem pai no registro, quinta maior taxa de feminicídio do mundo, mais de 20 milhões de mulheres criando seus filhos sozinhas, violência doméstica, adultério, pais sem pagar pensão, criança morando na rua e a ministra preocupada que menino tem que vestir azul e menina tem que vestir rosa”, escreveu Alice em sua conta no Instagram.
Visualizar esta foto no Instagram.
Pois eu vou é de rosa. Rosa-choque. . #doidadagoiabeira #foratrevas
Visualizar esta foto no Instagram.
Visualizar esta foto no Instagram.
Menino veste azul e menina veste Rosa! Socorro, Brasil! #medieval
Visualizar esta foto no Instagram.
Ah, faz favor, né? Cor não tem gênero. #monicacomglamour em qualquer Pantone
Leia também:
Como ficam as políticas públicas LGBT+ no governo Bolsonaro
Djavan se diz esperançoso com o governo Bolsonaro e divide opinião de fãs
O estilo de Michelle Bolsonaro: veja os detalhes do look usado pela primeira-dama na posse