“Menino veste azul e menina veste rosa”: famosos questionam fala da ministra Damares Alves

Foto: Reprodução / Instagram

Nesta quinta-feira, a pastora evangélica Damares Alves, Ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos do governo Jair Bolsonaro, causou polêmica em um vídeo que viralizou nas redes sociais. Em meio a um coro entusiasmado e entre aplausos, a ministra repete:

– Atenção, atenção: é uma nova era no Brasil. Menino veste azul e menina veste rosa –afirma energicamente nas imagens, captadas durante evento de data e local não especificados, mas que parecem ter ocorrido no mesmo dia de sua posse, na quarta-feira (2).

A fala da ministra repercutiu entre famosos, que se manifestaram nas redes sociais. Nas fotos compartilhadas no Instagram, homens aparecem usando rosa e mulheres, azul.

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Vesti azul… Minha sorte então mudou… 👕 (Foto de @andreadematte )

Uma publicação compartilhada por Monica Iozzi (@monica.iozzi) em

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Como nós duas gostaríamos de estar agora… e eu amo usar azul 💙 #quecalor 🔥🌞

Uma publicação compartilhada por Camila Queiroz (@camilaqueiroz) em

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Meninas e Meninos se vestem como querem! ❤🧡💛💚💙💜🖤

Uma publicação compartilhada por Fernanda Paes Leme (@fepaesleme) em

Entre as manifestações, alguns optaram por uma referência sutil ao tema, como a atriz Camila Queiroz, que escreveu: “eu amo usar azul”. Outros, como o estilista Alexandre Herchcovitch e a atriz Alice Wegmann, acompanharam suas publicações com um texto contestando a afirmação da ministra:

“Quase 6 milhões de crianças sem pai no registro, quinta maior taxa de feminicídio do mundo, mais de 20 milhões de mulheres criando seus filhos sozinhas, violência doméstica, adultério, pais sem pagar pensão, criança morando na rua e a ministra preocupada que menino tem que vestir azul e menina tem que vestir rosa”, escreveu Alice em sua conta no Instagram.

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Olha o lixo que o Brasil está se enfiando. É uma vergonha completa uma Ministra pensar desta maneira, se expor desta maneira. Pior ainda é quem a escolheu… e pior ainda é quem escolheu a pessoa que escolheu ela. Estamos todos fudidos, puta que pariu. Preparem-se para os piores anos de retrocesso, passos para trás e tudo mais. Nojo é a palavra, nojo ! Parabéns aos que conseguiram eleger o novo presidente, parabéns aos gays, amigos de gays, simpatizantes e qual palavra mais queiram usar que votaram nele. Sabe quem perde ? Todos nós ! Ela é pastora né ? Fala em nome de Deus né ? Não sei que Deus é esse não… meu não é ! Lava a boca com Sapólio sua nojenta ! Daí vem um é me escreve: – Calma Alexandre… vai dar tudo certo no final ! Infelizmente desta vez não vai dar certo no final pois já começou tudo errado ! Sou pessimista ? Não ! Sou otimista com as coisas que estão ao meu alcance, as coisas que consigo garantir. Tentei, me posicionei, conversei com pessoas que iam votar nele mas confesso que não exagerei… cada um que se responsabilize pelos seus atos. Tristeza profunda ! Dai vem outro e escreve: – Mas você mora fora ! Não, não ! Eu não moro fora não, moro no Brasil ! Minha reação seria a mesma se eu morasse fora. A questão não é essa… a questão é humana, a questão é o respeito, a questão é o direito de ser o que quiser ! LIXO ! E o outro: – Ai Alexandre, quanta agressividade ? Sim !!! O discurso dela é MUITO agressivo, impossível ficar quieto.

Uma publicação compartilhada por Alexandre Herchcovitch (@alexandreherchcovitch) em

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Pois eu vou é de rosa. Rosa-choque. . #doidadagoiabeira #foratrevas

Uma publicação compartilhada por Ronaldo Fraga (@fragaronaldo) em

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Trecho do meu livro. Sim, em pleno 2018/2019 ainda estamos no rosa x azul… #adultasimmaduranemsempre #preguiça #retrocesso

Uma publicação compartilhada por Camila Fremder (@cafremder) em

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Menino veste azul e menina veste Rosa! Socorro, Brasil! #medieval

Uma publicação compartilhada por Malu Verçosa Mercury (@maluvercosa) em

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Ah, faz favor, né? Cor não tem gênero. #monicacomglamour em qualquer Pantone

Uma publicação compartilhada por Mônica Salgado (@monicagsalgado) em

Leia também: 

Como ficam as políticas públicas LGBT+ no governo Bolsonaro

Djavan se diz esperançoso com o governo Bolsonaro e divide opinião de fãs

O estilo de Michelle Bolsonaro: veja os detalhes do look usado pela primeira-dama na posse