Saiba como tornar as férias das crianças mais divertidas e menos estressantes

Para ajudar a inspirar nesses dias desafiadores separei algumas sugestões que costumam funcionar aqui em casa

massinha caseira
Foto Pinterest

Com o mês de julho vem o desespero de muita mãe (e pai): como entreter as crianças no período de férias escolares? Se durante o ano as famílias possuem uma rotina cronometrada para fazer com que tudo se encaixe (trabalho, escola, esporte e atividades extracurriculares), nessa época muitos pais enfrentam dificuldades para gerenciar o tempo das crianças e criar atividades divertidas. São muitos dias de ócio em casa e o ideal é que as crianças não passem por eles em frente a uma tela, seja do celular, tablet ou TV.

Para ajudar a inspirar nesses dias desafiadores, separei algumas sugestões que costumam funcionar aqui em casa (e outras que mamães amigas me indicaram). Espero que sejam úteis:

1. Cozinhe
Os pequenos adoram ajudar nas tarefas. Uma dica é pensar em refeições temáticas como o dia do sanduíche, da pizza, das saladas, das frutas. Vale mesmo para os pais que trabalham o dia todo fora, afinal o que conta é a qualidade dos momentos que vocês curtem em casa.

2. Faça uma pipa
Essa não tem erro. Diversão barata e certeira. Dá pra comprar pronta ou pegar instruções na internet e se aventurar em casa mesmo.

3. Prepare um desfile de moda
As meninas adoram! Com criações próprias ou com combinações do guarda-roupa, o ideal é produzir o local, trilha sonora e caprichar no figurino, maquiagem e penteado.

4. Brinque de jardinagem
Pode ser uma plantinha pequena, pode ser uma árvore, pode ser até um feijão no algodão. O importante é colocar a mão na massa, ou melhor, na terra!

5. Prepare um telejornal (ou um canal no YouTube)
Sempre adorei essa (risos), mas podemos adaptar para os dias de hoje e transformar os pequenos nas estrelas da TV ou da internet. Com os celulares fica fácil gravar, editar e exibir!

6. Monte peças teatrais
Vale a história do livro preferido ou uma inventada na hora mesmo. O importante é usar a imaginação. Se tiver figurino e plateia, melhor ainda.

7. Monte um circuito de atividades
Eu costumo fazer com os equipamentos de exercício funcional e meu filho adora. Vale correr, pular, chutar bola, o importante é desafiar o pequeno. Ajuda muito a gastar energia e incentiva a disciplina.

8. Dê banho nos brinquedos
Além de deixar os brinquedos (e ursinhos) mais limpos, a brincadeira ajuda a criar um senso de responsabilidade pelos objetos.

9. Acampe dentro de casa
Vale cabana de lençol, festa do pijama, contar histórias iluminados só por lanternas e o que mais vier à mente.

10. Faça massinha caseira
Brincar de massinha já é muito legal, imagine envolver seu filho na produção? E dá pra fazer nas mais diversas cores (receita na imagem).

massinha caseira
Foto Pinterest

 

Na sexta-feira, às 16h, estarei com a empresária Milena Luisa, do blog Sementinha de Gente, dando outras sugestões bacanas para as férias. Para assistir basta acessar o instagram @revistaversar.

Leia também:

Paulão do vôlei: com um pé na areia e outro na quadra

Hoje é dia de jazz bebê terá nova edição no dia 22

Marcos Piangers e o estilo de vida da família mais pop do Brasil

Diário de mãe: a importância e as dificuldades da amamentação