Fernanda Montenegro é a mulher mais admirada do Brasil, revela pesquisa

Top 10 de mulheres mais admiradas do país tem ainda a cantora Ivete Sangalo, a primeira-dama Michele Bolsonaro, a ativista Maria da Penha e a ex-presidente Dilma Rousseff

Foto: Divulgação

A atriz Fernanda Montenegro é a mulher mais admirada do Brasil, seguida pela cantora Ivete Sangalo e a atual primeira-dama, Michele Bolsonaro. Foi isso que revelou uma pesquisa feita pelo Instituto QualiBest, especialmente para este Dia das Mulheres.

Foram entrevistados 780 homens e mulheres de todas as regiões do país, das classes A, B, C, de diferentes faixas etárias. A pergunta para a base de entrevistados foi: “Quem é a mulher brasileira que você mais admira?” O Top 10 inclui as personalidades femininas que tiveram mais de 2% das citações na pesquisa.

Fernanda Montenegro foi citada por 8% dos entrevistados. Em segundo lugar, aparece a cantora Ivete Sangalo. A artista foi citada por 7% dos entrevistados, seguida pela primeira-dama Michele Bolsonaro, que aparece em terceiro lugar com 4% das citações dos entrevistados.

Ivete Sangalo no Folianópolis
Em segundo lugar, aparece a cantora Ivete Sangalo (Foto: Tiago Ghizoni)

Em quarto lugar, também com 4% das menções dos entrevistados, aparece a líder de movimentos de defesa dos direitos das mulheres Maria da Penha, cujo histórico de agressões físicas e psicológicas que sofreu durante 23 anos deu origem à Lei Maria da Penha. A militante é seguida no ranking pela ex-presidente Dilma Rousseff, que também responde por 4% das menções dos entrevistados.

Para Daniela Malouf, diretora-geral do Instituto QualiBest, a maior surpresa do estudo é a relevância de personalidades políticas no Top 10.

— É surpreendente como as pessoas estão envolvidas com personalidades inseridas no meio político e ativista, como Michele Bolsonaro, Maria da Penha, Dilma Rousseff e Damares Alves, nomes que ganharam um destaque considerável nos últimos anos. Ao mesmo tempo, o fato de termos dois grandes nomes da arte e do entretenimento nos primeiros lugares do ranking, Fernanda Montenegro e Ivete Sangalo, mostra a grande influência que a cultura popular exerce no dia a dia dos brasileiros.

Entre as outras personalidades femininas citadas no estudo, que respondem por 1% a 2% das menções dos entrevistados, estão as apresentadoras Fátima Bernardes e Xuxa, as jornalistas Glória Maria e Maria Julia Coutinho (Maju), a atriz Marina Ruy Barbosa, a deputada estadual Janaína Pascoal (PSL-SP) e a ativista Luisa Mell.

Leia também: Dia da Mulher: conheça histórias de catarinenses que quebram tabus

Confira o Top 10

Ranking das 10 mulheres mais admiradas do Brasil

 

1º Fernanda Montenegro

2º Ivete Sangalo

3º Michele Bolsonaro

4º Maria da Penha

5º Dilma Rousseff

6º Marta Vieira da Silva

7º Gisele Bündchen

8º Damares Alves

9º Anitta

10º Ana Maria Braga