Festas de outubro: aprenda uma receita de Sardinha Escabeche

Outubro é mês de festa em Santa Catarina. E o melhor disso é poder experimentar vários pratos da gastronomia típica. A receita desta vez da série Sabores DC é a Sardinha Escabeche pra lembrar da Marejada, que valoriza a cultura açoriana trazida pelos imigrantes que povoaram Itajaí, no Litoral Norte.

O Chef Guilherme Schwinn, que já ensinou a preparar um gaspacho de melancia aqui no Sabores DC, mostra como preparar a Sardinha Escabeche, um clássico:

Ingredientes

250 gramas de sardinha limpa
Sal e pimenta a gosto
1 pimenta dedo de moça
1 cebola roxa
2 dentes de alho
1 pimentão amarelo picado
1 pimentão vermelho picado
2 tomates picados
1 colher de pasta de azeitona preta
1/2 xícara de vinagre
Suco de 1 limão

Modo de preparo

Tempere a sardinha com sal e pimenta e reserve. Em uma panela refogue a cebola roxa, o alho, os pimentões e o tomate. Acrescente uma colher de pasta de azeitona preta. Refogue por cinco minutos. Acrescente 1/2 xícara de vinagre e suco de um limão. Bata todos os ingredientes e acrescente uma pitada de sal e as sardinhas. Leve ao fogo por 10 minutos.

Dica do chef: Você pode substituir a sardinha fresca pela enlatada, mas é bom ficar de olho na espinha e se ela já está temperada. O ideal é investir na sardinha limpa, já que não pesa muito no bolso. Para preparar essa receita, que serve duas pessoas, o investimento total é de R$20.

Leia mais:
Festas de outubro: aprenda a fazer o Pfannkuchen, uma deliciosa panqueca doce
Receita prática: aprenda a fazer um pastel de rolo com recheio de ostras
Receita criativa: inove na cozinha com gaspacho de melancia e vinagrete de maçã verde