Festival de Cinema de Veneza apresenta os filmes mais esperados do ano

mother - reprodução

O Festival Internacional de Cinema de Veneza, um dos eventos que antecedem o Oscar, está rolando na Europa até este sábado. Além dos looks de tapete vermelho, que ditam a moda em eventos sociais em todo o mundo, o evento – pasmem  – apresenta os grandes destaques do cinema. A 74ª edição da mostra reúne 21 longas na competição pelo Leão de Ouro. Nomes como Jennifer Lawrence, George Clooney e Guillermo del Toro estão na disputa.

Confira os principais destaques do festival:

Mãe!

A grande expectativa em torno de Mother (Mãe!), filme com Jennifer Lawrence, Javier Bardem, Michelle Pfeiffer e Ed Harris, resultou em um misto de aplausos e vaias em sua primeira audição no festival nesta semana. A exibição para a imprensa rendeu comentários como “imoral” e “vergonhoso”. Ainda assim, o suspense é um dos longas mais aguardados do ano.

Mãe! estreia no Brasil no dia 21 de setembro e conta a história de um casal que tem “o relacionamento testado quando pessoas não convidadas surgem em sua residência acabando com a tranquilidade”, como diz a sinopse. A direção de Darren Aronofski, de Cisne Negro, é um atrativo à parte, além do elenco de estrelas.

Suburbicon

Outro grande destaque da mostra é Suburbicon com ninguém mais ninguém menos que George Clooney na direção. Com estreia prevista para o dia 21 de dezembro no Brasil, o filme conta ainda com a participação dos irmãos Coen, Joel e Etan (de Fargo), na produção do roteiro.

Matt Damon, Julianne Moore, Oscar Isaac comandam a trama que tem como mote um crime envolvendo uma família na década de 1950. “Quando uma invasão de domicílio se torna mortal, uma família de imagem perfeita se submete à chantagem, vingança e traição”, segue a sinopse.

The Shape of Water

O cineasta mexicano Guilhermo del Toro (O Labirinto do Fauno) volta a usar a fantasia tendo como pano de fundo um viés político em The Shape of Water, que deve chegar aos cinemas brasileiros em janeiro de 2018. O longa emocionou a plateia em Veneza e foi muito aplaudido. A história se passa nos anos 1960, em meio a conflitos políticos e mudanças sociais nos Estados Unidos.

Segundo a sinopse, “uma zeladora em um laboratório experimental secreto do governo, conhece e se afeiçoa a uma criatura fantástica mantida presa no local. Para elaborar um arriscado plano de fuga ela recorre a um vizinho e à uma colega de trabalho Zelda. O elenco conta com Sally Hawkins, Michael Shannon, Richard Jenkins, Doug Jones, Michael Stuhlbarg, Nick Searcey e Octavia Spencer.

Our Souls at Night

Veneza também assistiu em primeira mão Our Souls at Night, com Robert Redford e Jane Fonda. Apesar dos protestos das produtoras, a Netflix está de volta ao festival – mesmo sem concorrer a qualquer prêmio. O romance estreia no dia 29 de setembro no serviço de streaming e é uma homenagem à carreira dos astros veteranos.

A dupla Redford e Fonda comoveu o público em Veneza. O roteiro traz a solidão e o companheirismo como elementos para emocionar. Na sinopse, Addie Moore é uma viúva que vive reclusa desde que seu marido faleceu há alguns anos atrás. Um dia, ela resolve fazer uma visita inesperada ao seu vizinho, Louis Water, cuja esposa também faleceu recentemente. Do encontro, uma relação inusitada vai nascer.