Festival de Inverno de Campo Alegre ressalta a culinária local

Fotos: Divulgação

A riqueza gastronômica de Campo Alegre, no planalto norte catarinense, está bem representada nesta 15ª edição do Festival de Inverno de Campo Alegre. Pela primeira vez, o evento conta com o espaço Cidade Gourmet.

Nos dias 20, 21 e 22 de julho cinco estabelecimentos da cidade oferecem receitas típicas do inverno campo-alegrense em uma estrutura especial para a degustação. Serão quase 100 mesas disponíveis na área gastronômica do Calçadão da Cascatinha a fim de acomodar o público.

Os pratos contam com ingredientes regionais que são deliciosos no inverno, como a carne de ovelha, a truta e as frutas vermelhas. Saiba quais estabelecimentos vão participar e o que cada um está preparando.

Torta Gigante de Requeijão com Calda de Amora Orgânica
O prato produzido pelo Café no Campo, de autoria de Clarisse Sprung, promete conquistar olhares e paladares. Além de deliciosa, a torta conta com medidas peculiares.

A torta mede 90 centímetros de diâmetro, pesa 40kg e rende 250 pedaços. Em seu preparo, são usados 42 ovos, cinco quilos de trigo, cinco quilos de açúcar, dez quilos de requeijão e dez quilos de leite condensado.

Para preparar, são necessárias três pessoas. Para ir ao forno, a torta gigante precisa ser erguida por, no mínimo, duas pessoas.

Este é um prato exclusivo para o Cidade Gourmet. “Procurei por um prato que chamasse a atenção e pudesse levar ingredientes de Campo Alegre. A torta gigante leva o queijo e as amoras orgânicas”, explica Clarisse.

Pastel de truta grelhada e defumada e bolinho de truta
As receitas produzidas pelo Petisco Truta conta com o peixe que se tornou um clássico da cidade. As trutas são criadas na propriedade de Rose e Fábio Souza, na localidade de Tijucume, interior de Campo Alegre.

A partir do peixe, diversas são as receitas criadas pelo casal e servidas no Petisco Truta. O pastel e o bolinho de truta chegam para enriquecer ainda mais a gastronomia do Festival de Inverno de Campo Alegre.

Bolo de chocolate com recheio de doce de leite e cobertura trufada
O prato de autoria de Fabiana Dressel, proprietária da Fina Trufa, foi o escolhido para integrar o Cidade Gourmet por ser um dos mais amados pelos seus clientes.

A massa do bolo é elaborada com cacau 50%, recheio de doce de leite e generosa cobertura trufada (blend de chocolates e creme de leite), finalizado com raspas de chocolate ao leite.

A delícia é uma opção para quem deseja saborear o doce exclusivamente produzido em Campo Alegre.

Linguiça de ovelha com molhos / Pão com bolinho de Ovelha
A parceria entre o Empório da Carne e a Lanchonete Santana oferecem as duas opções derivadas da carne de ovelha. A linguiça de ovelha será servida com farofa e molho especial de hortelã, da maneira tradicional, para comer no palito.

O bolinho de ovelha é servido envolvido em pão de centeio com gergelim, acompanhado pelo molho especial de hortelã. Os dois pratos são novidades exclusivas da Cidade Gourmet.

Nó de cordeiro e carré de cordeiro ao molho agridoce de morango com pimenta rosa

O Restaurante do Cláudio apresenta a tradicional carne de ovelha para ser apreciada na Cidade Gourmet de um jeito bem diferente.

O nó de cordeiro volta a mais uma edição do Festival de Inverno, desta vez servido como caldo de entrada para o prato principal. O carré de cordeiro é acompanhado pelo molho agridoce de morango com pimenta rosa, iguaria já aprovada pelos clientes do Restaurante do Cláudio e por isso eleita para integrar o rol de opções da Cidade Gourmet. O prato acompanha salada e guarnições.

 

Sobre a Cidade Gourmet

O espaço de aproximadamente 600 m² tem o objetivo de valorizar o que há de melhor na gastronomia de Campo Alegre. A Cidade Gourmet é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Campo Alegre, com realização do Núcleo de Gastronomia da Aciaca e patrocínio do Sicoob Credinorte – Campo Alegre.

 

Serviço

O que: 15º Festival de Inverno de Campo Alegre
Quando: 20, 21 e 22 de julho, no Calçadão da Cascatinha.
Onde: Calçadão da Cascatinha, no Centro de Campo Alegre
Quanto: entrada gratuita e os pratos variam de acordo com o estabelecimento