Festival Gastronômico de Pomerode traz clássicos da gastronomia alemã

No jantar de lançamento, pudemos degustar todos os pratos e conhecer um pouco mais das inspirações dos chefs

Fotos: Arquivo pessoal/Paula Georg

Fomos convidados para o jantar de lançamento da 14° edição do Festival Gastronômico de Pomerode. Com tema “novos sabores da cozinha alemã”, a ideia é trazer pratos clássicos preparados de forma diferente, com novos elementos e técnicas. Os 12 restaurantes participantes passaram por aulas e workshops, onde puderam aprender um pouco mais sobre a nova gastronomia alemã e se inspirar para criar os incríveis pratos do festival, que ocorre no Parque Municipal de Eventos, entre os dias 4 e 15 de julho, com entrada gratuita de segunda a quarta e R$ 10 de quinta a domingo, sempre a partir das 18h.

Foram criados 20 pratos, sendo 3 sobremesas. Entre os salgados, opções com salmão, tilápia, porco, filé e, claro, o tradicional marreco. No jantar de lançamento, pudemos degustar todos os pratos e conhecer um pouco mais das inspirações dos chefs. Preciso ressaltar o quão lindo foi o evento, com os 12 restaurantes compartilhando uma cozinha e se ajudando a montar e entregar os pratos, além de extremamente ágil, o serviço foi lindo de ver.

Óbvio que não podiam faltar algumas dicas do que experimentar, entre os favoritos temos a tilápia ao molho de maracujá e mel, com alho poró refogado e batata sautée, o macarrão penne ao molho de queijo fundido e bacon, um espetáculo, e o bife a rolê  à moda alemã, com purê de batata salsa, vagem e tomate pelati. Entre as sobremesas, a pannacota de tangerina chamou muita atenção.

Vale ressaltar que além dos pratos criados para o festival, cada restaurante estará servindo alguns clássicos de cada cardápio, cada box terá sua estrutura montada quase que como uma réplica do restaurante, até mesmo com as mesmas louças.

Para quem vai curtir o festival e curte cerveja artesanal, fica a dica de passar na fábrica da Schornstein, ver um pouco da produção e fazer umas compras na loja recheada de copos, acessórios e, claro, cervejas!

Amamos o passeio, conhecer um pouco mais do festival e sem dúvidas queremos voltar sempre!!!

Beijos e até a próxima!

Leia mais:

Duas boas opções de brunch para experimentar em Florianópolis

7 lugares para assistir aos jogos do Brasil na Copa do Mundo

Um pouco de Londres em Floripa