Maior festival de criatividade urbana do Brasil desembarca Florianópolis

O Festival Subtropikal trará “dias de criatividade” urbana para a capital catarinense

Festival Subtropikal
Foto: Rony Hernandes/Divulgação

O Festival Subtropikal é a plataforma que, desde 2016, provoca conexões entre iniciativas criativas dentro do universo urbano. Após o sucesso da terceira edição do festival em Curitiba, no último mês de julho, que recebeu mais de cinco mil pessoas, o festival fará sua primeira viagem e estreia em Florianópolis (SC), nos dias 2, 3 e 4 de novembro.

O evento acontece nas dependências do Square Lab, espaço concebido pelo Centro Sapiens, vizinho ao Museu da Escola Catarinense. Ao final do Subtropikal, o espaço ocupado pelas atividades dará lugar a um coworking público. Com acesso gratuito, os “dias de criatividade urbana” levam a Florianópolis uma ocupação inédita com instalações de arte, um bazar com mais de 40 marcas autorais com apoio do Nomad Mercado, feira gráfica Parque Gráfico Pocket, comidinhas, área de lazer com oficinas para todas as idades e o Palco Sol, onde apresentam-se diversas atrações musicais.

Leia também: Itajaí sediará 2ª edição do Encontro Catarinense de Teatro de Bonecos

Como o Subtropikal tem caráter provocativo em sua essência, bate-papos sobre temas diversos como a revitalização do Centro da capital, arte urbana, inovação também fazem parte da programação gratuita. Para quem deseja se aprofundar em habilidades criativas, o Subtropikal apresenta workshops de lettering em giz, upcycling, intervenção urbana, coolhunting, branding digital e uma mentoria para marcas de moda e design. Promovendo a criatividade de maneira lúdica, o Subtropikal contará até com uma oficina de bolhas de sabão gigantes com a artista de rua Juliana Pegoraro.

Como todo bom evento precisa de boa música, o Subtropikal contará com atrações musicais nacionais e locais com acesso gratuito, entre eles o projeto Selvagem (SP), os DJs Cauana (PR) e Leo Mafra (PR), e o coletivo local Sounds In Da City.

 

A Cocriação do Subtropikal Florianópolis

A programação do festival é construída em um processo colaborativo que envolve cocriadores de movimentos criativos presentes dentro da capital catarinense: Allen Rosa (DJ e produtor cultural), Bruno Bez (artista visual), Camila Petersen (produtora cultural e fundadora da Parque Gráfico), Mariana Amorim Werner (universitária), Silvia da Luz (Social Good Brasil) e o professor Luiz Salomão Ribas Gomes (Centro Sapiens).

O Square Lab, onde serão realizadas as principais atividades do Subtropikal, fica na Rua Saldanha Marinho (nº 196), vizinho ao Museu da Escola Catarinense. As inscrições para as palestras especiais podem ser feitas pelo site www.sympla.com/subtropikal. Mais informações no site www.subtropikal.com.br.