Filipe Catto traz turnê O Nascimento de Vênus a Florianópolis neste sábado

Lorena Dini / Divulgação

Por Emerson Gasperin

Mais conhecido pelas canções em trilhas de novelas, Filipe Catto se apresenta pela primeira vez em Florianópolis neste sábado, 22, no Balaio de Gato (antiga Casa de Noca, na Lagoa da Conceição). O gaúcho radicado em São Paulo desembarca na cidade com o show da turnê O Nascimento de Vênus, centrado no terceiro disco de inéditas – batizado apenas com seu sobrenome – e enriquecido com sucessos dos trabalhos anteriores como Adoração, Depois de Amanhã e Do Fundo do Coração.

— Este show é uma celebração, uma experiência sensorial de luz, som, texturas. Pensei muito no conceito estético desse espetáculo como se fosse um ritual xamânico através do pop, usando o repertório para propor uma experiência de libertação. De dança, de catarse, tudo muito à flor da pele — explica ele, no material promocional da turnê.

Elucubrações à parte, Catto chega à Capital como um artista que está construindo uma carreira sólida, em que cada passo dado supera o anterior. Sem queimar etapas, começou de forma independente em 2009, com o EP Saga. A faixa-título foi parar na novela Cordel Encantado e lhe rendeu um contrato com a gravadora Universal, pela qual lançaria o álbum Fôlego em 2011 – e emplacaria mais um hit em folhetim televisivo (Adoração, em Saramandaia).

O ao vivo Entre Cabelos, Olhos e Furacões (2013) manteve a média, com a inclusão da versão em estúdio de Quem É Você em Sangue Bom. No ano seguinte, o single Flor da Idade embalou a trama de Joia Rara e aumentou as expectativas quanto ao próximo disco, Tomada (2015). Mas foi com Catto, em 2017, que o cantor e compositor alçou seus voos mais altos, como os três shows no renomado festival SxSW, em Austin, no Texas (EUA).

Na ocasião, os gringos o definiram como “uma das grandes vozes do Brasil no século 21, uma diva entre Freddie Mercury e Maria Bethânia, entre o bolero e o rock glam moderno”. Não poderia haver descrição melhor: Catto é garantia de entrega, de intensidade, de comprometimento, tanto faz o estilo que adote para exercer sua arte. Em Florianópolis, acompanhado por Felipe Puperi (guitarra, teclados e programações) e pelo DJ Jojo Lonestar (guitarra, baixo e programações), não será diferente.

Agende-se
O quê: show de Filipe Catto
Quando: 22/9 (sábado), a partir das 22h
Onde: Balaio de Gato (Avenida das Rendeiras, 1176, Lagoa da Conceição, Florianópolis)
Quanto: R$ 20 (até meia-noite) a R$ 30 no local ou online (a compra antecipada dá direito a uma caipirinha)