
O cineasta catarinense Jorge Baggio apresenta todo seu amor à Ilha de Santa Catarina em seus dois novos filmes: Jamais um Poeta teve tanto pra contar e Arte, Inovação e Sustentabilidade. As sessões de estreia acontecem no CIC, na Capital, às 20h dos dias 26 e 27 de fevereiro, e são abertas ao público.
Ao longo dos 104 minutos, Jamais um Poeta teve tanto pra contar, que estreia dia 26 de fevereiro, relembra a efervescência cultural dos anos 1970 e suas influências que marcaram a chegada de jovens, jornalistas e intelectuais a Florianópolis. Uma geração em busca de um refúgio tranquilo para suas famílias e de uma cidade repleta de praias desertas e lagoas.

Além disso, a obra aborda a importância de preservar um patrimônio natural da humanidade, para que as futuras gerações possam apreciar e vivenciar toda a beleza única da Capital.
– Todas as minhas obras tem essa preocupação com a humanidade, com o futuro que vamos tomar. Aprendi desde cedo a refletir sobre o nosso comportamento e a pegar exemplos positivos dentro da nossa sociedade e compartilhar essas histórias – analisa Baggio.
O filme, que traz referências de grandes diretores como Andrei Tarkovski, cineasta russo e autor da obra Esculpir o Tempo, trabalha com imagens inéditas resgatadas de filmes em 8 mm, 16 mm e 35 mm das lagoas, praias e dunas de Florianópolis nos anos 1970, e outas captadas em 24 fps formato FullHDV.

Arte, Inovação e Sustentabilidade
Na obra Arte, Inovação e Sustentabilidade, que estreia dia 27 de fevereiro, o cineasta aborda a história da inovação, discutindo sua importância para o futuro da humanidade. O filme reúne, ao longo de 52 minutos, depoimentos de importantes empreendedores, como: Morongo, criador da empresa Mormaii; João Neto, do Grupo Fontes; Paolo Conti Ceo, da Animaking; e. Moacir Marafon, diretor executivo e um dos fundadores da Softplan.
Próximos lançamentos
Ainda no primeiro semestre de 2019, Jorge Baggio lançará também o documentário A trajetória de João Neto – do Ipiranga ao topo da paulista, que narra a história de sucesso do empresário catarinense crescido no bairro Ipiranga, bairro adjacente da grande Florianópolis.
A obra foca nas relações humanas, na determinação diante de situações muito difíceis e nas conquistas precoces deste fenômeno do mundo dos negócios que, atualmente, é considerado um dos maiores empresários brasileiros.
Serviço
Jamais um poeta teve tanto pra contar – 104 min.
- Data: 26 de fevereiro de 2019.
- Horário: 20h
- Local: Centro Integrado de Cultura (CIC), Avenida Gov. Irineu Bornhausen, 5600 – Agronômica, Florianópolis –SC.
- Entrada: Acesso gratuito, sujeito à lotação da sala.
Arte, Inovação e Sustentabilidade – 52 min.
- Data: 27 de fevereiro de 2019.
- Horário: 20h
- Local: Centro Integrado de Cultura (CIC), Avenida Gov. Irineu Bornhausen, 5600 – Agronômica, Florianópolis –SC.
- Entrada: Acesso gratuito, sujeito à lotação da sala.
Leia mais:
Documentário “Meiembipe: Uma história esquecida no tempo”