Cinco filmes sobre Copa do Mundo para se preparar para o Mundial

Copa
Foto: Reprodução

Não existe na história do futebol momento mais propício para o surgimento de histórias hollywoodianas do que o período da Copa do Mundo de futebol. Ao longo dos anos, os acontecimentos de dentro do campo foram transformados em roteiros dos mais diferentes gêneros, da comédia ao drama. Confira cinco filmes sobre o maior evento mundial do futebol:

O Milagre de Berna (2003)
Muito antes de desfilar em solo brasileiro para conquistar o tetracampeonato, em 2014, a seleção alemã sofreu para conquistar seu primeiro título mundial, em 1954, na Suíça. A produção gira em torno de uma família alemã que ainda sofre com os efeitos do pós-guerra e acompanha o desacreditado time do seu país em busca da inédita conquista. Na decisão, os alemães superaram a Hungria, que contava com o lendário Ferenc Puskás.

Casseta & Planeta – A Taça do Mundo É Nossa (2003)
Sucesso nas telas da Globo entre 1992 e 2010, o grupo humorístico Casseta & Planeta lançou seu primeiro longa-metragem em 2003. Com direção de Lula Buarque de Hollanda, A Taça do Mundo É Nossa é ambientado em 1970 e satiriza um dos momentos mais famosos na história dos mundiais: o roubo da taça Jules Rimet, conquistada pela Seleção Brasileira na Copa do México. No filme, o roubo foi orquestrado pelo Partido Anarco Nacionalista Animalista Carlos, o Panac. Com os militares à procura dos responsáveis pelo crime, o grupo precisa se esconder nos confins da selva amazônica.

Foto: Reprodução IMDB

Barbosa (1998)
Baseado no livro Anatomia de Uma Derrota, de Paulo Perdigão, este curta-metragem é dirigido pelos gaúchos Jorge Furtado e Ana Luiza Azevedo. A trama acompanha um homem (Antônio Fagundes) que consegue voltar no tempo para tentar impedir o segundo gol uruguaio na final da Copa do Mundo de 1950, contra o Brasil, no Maracanã – lance responsável por enterrar a carreira de Barbosa, goleiro da Seleção Brasileira.

copa
Foto: Reprodução

Duelo de Campeões (2005)
Estrela de filmes como 300 (2006) e Código de Conduta (2009), o britânico Gerard Butler interpreta Frank Borghi, goleiro norte-americano na Copa do Mundo de 1950. Com locações em Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Estados Unidos, o filme acompanha a jornada da inexpressiva seleção americana, formada em sua maioria por atletas amadores, até a histórica vitória contra a Inglaterra, por 1 a 0. O jogo foi realizado no Estádio Independência, hoje casa de América-MG e Atlético-MG.

Paixões Unidas (2016)
A história tem início em 1904, com a criação da Fifa, em Paris, e acompanha a evolução do esporte ao longo do século 20, com a invenção e consolidação da Copa do Mundo. O elenco tem nomes como Gérard Depardieu e Tim Roth, nos papeis de Jules Rimet e Sepp Blatter, respectivamente. João Havelange, brasileiro presidente da entidade entre 1974 e 1998, é interpretado pelo britânico Sam Neill.

Leia mais:

Tainha, vinho e muita Netflix: 10 filmes e séries para assistir no frio

Com dramas cotidianos, filmes evangélicos conquistam espaço no Brasil